‘Geladeiras para armazenar vacinas em postos de saúde de Dourados não são adequadas’, diz funcionário

Se não bastasse o equipamento errado, muitos postos de saúde, sequer, têm geladeira funcionando.

  • Karol Chicoski
Para conservar uma vacina é preciso que a geladeira monobloco - Foto: Pixabay
Para conservar uma vacina é preciso que a geladeira monobloco - Foto: Pixabay

Depois de inúmeras reclamações sobre o armazenamento das vacinas nos postos de saúde de Dourados, um funcionário da unidade básica, que preferiu não ser identificado, disse que as geladeiras que têm dentro das salas de vacina não são ideais. 

O correto, de acordo com o funcionário, é um refrigerador de vidro com termômetro para indicar a temperatura. Infelizmente, conforme ele explicou, as geladeiras que têm nas unidades de saúde do município, iguais as das residências, não são apropriadas. Para conservar uma vacina é preciso que a geladeira monobloco (sem divisão) esteja com temperaturas entre de 2 a 8 graus. 

Se não bastasse o equipamento errado, muitos postos de saúde, sequer, têm geladeira funcionando. Por isso, a prefeitura precisa ir todos os dias, entregar os frascos na unidade e recolher posteriormente. Com isso, a imunização é feita apenas de manhã, por um período de tempo muito curto, conforme relataram as mães.

Marçal Filho

Diante do problema enfrentado pela população, o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) disse que vai fazer uma solicitação, amanhã (7), na Assembleia Legislativa, para saber da prefeitura sobre o assunto. 


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • toninho

    toninho

    No comercio de agropecuaria que vende vacinas para animais as geladeira sao adeguadas e termostatica funcionam de 2 a 8 graus voce nao consegue licença para funcionamento se nao estiver adeguado agora nos postos de saude geladeira tipo residencial botando em risco toda uma populaçao com a ma conservaçao das vacinas e pra acabar.