Getam presta homenagem a soldado morto durante ação em Dourados (assista)

Policial presta continência diante do cortejo que levava o corpo do soldado Corvalan para Campo Grande (Reprodução)
Policial presta continência diante do cortejo que levava o corpo do soldado Corvalan para Campo Grande (Reprodução)

O Getam (Grupo Especializado Tático Motorizado) prestou homenagem ao solado Cesar Augusto Corvalan Machado, que morreu na noite de domingo (2) após um acidente ocorrido durante ação em Dourados. Um vídeo publicado nesta segunda-feira (3) numa rede social destinada a admiradores da corporação mostra o momento em que o cortejo com o corpo do militar deixa a cidade rumo a Campo Grande, onde será sepultado.

O militar tinha 26 anos e havia ingressado na PM (Polícia Militar) no mais recente concurso público realizado pelo Governo do Estado. Ele estava nas ruas há três meses. Quando sofreu o acidente fatal na noite de ontem, estava à serviço do Getam, quando perseguiu outro motociclista que desobedeceu ordem de parada dada pelos policiais.

No vídeo publicado hoje, gravado aparentemente por um dos agentes do Getam, é possível ver quando os militares que atuavam junto do soldado Corvalan param suas motos com as sirenes acionadas, descem e prestam continência em direção ao cortejo que levava o corpo do jovem para sua terra natal, Campo Grande.

Corvalan fazia patrulhamento de rotina na companhia de dois colegas quando se deparou com Fábio Custodio, de 28 anos, que empinava uma moto z-Kawasaki 750 cilindradas no cruzamento das ruas Joaquim Teixeira Alves e Rua Benjamin Constant, no centro de Dourados.

Os militares iniciaram perseguição (denominada acompanhamento tático pelos policiais) quando o motociclista desobedeceu ordem de parada. Segundo os colegas de Corvalan, ele foi fechado várias vezes pelo fugitivo durante os cinco quilômetros de pura imprudência por parte de Fábio Custodio.

Já na Rua Coronel Ponciano, próximo a uma lombada eletrônica ao lado do cemitério municipal, Fabio teria 'fechado' a motocicleta do policial, que bateu contra o meio-fio e em seguida foi lançado contra um poste de energia. O militar ficou gravemente ferido, chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Fábio Custódio, que é de Naviraí e mora temporariamente em Dourados onde trabalha na duplicação da BR-163, foi detido em seguida. Na delegacia, foi autuado em flagrante com dolo eventual, quando assume o risco de matar. Ele está recolhido em uma cela do 1° Distrito Policial a disposição da Justiça.

Assista ao vídeo da homenagem ao soldado:

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.