Guarda Municipal chama atenção para a importância dos exames de mamografia e preventivo

A unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos está desde o dia 1° deste mês em Dourados.

  • Karol Chicoski
Mulheres da Guarda Municipal de Dourados. ((Foto: Divulgação/Paula Leite))
Mulheres da Guarda Municipal de Dourados. ((Foto: Divulgação/Paula Leite))

Na manhã de hoje (3) as mulheres da Guarda Municipal de Dourados se reuniram para realizar o exame de preventivo, que está sendo feito na unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos, na Praça Antônio João, desde o dia 1° deste mês, chamando a atenção das douradenses sobre a importância do exame.

De acordo com as guardas, o exame é muito importante e necessário, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura e permite tratamento mais conservador.

A inspetora da Guarda Municipal, Nilzeli Soares da Silva, de 52 anos, disse para a reportagem da 94FM que ter a unidade disponível na cidade é muito importante, pois com a correria do dia a dia, muitas vezes as mulheres esquecem dos cuidados básicos da saúde. Como é o exemplo dela, que trabalhou em um turno de 24 horas, e em seguida, pode ir fazer o exame de preventivo. "Eu trabalho em escala até tarde, e muitas vezes deixo a saúde de lado. Não é todo dia que tem um atendimento assim em Dourados, ainda mais gratuito", explicou Nilzeli.

Nilzeli disse ainda que a ação das policiais serve de incentivo para outras mulheres. Que todas devem realizar o exame e cuidar da saúde.  

Saiba mais >>> Atendimento da unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos tem início em Dourados

O atendimento da unidade móvel para realizar exames gratuitos iniciou na quarta-feira (1°) e vai até o dia 15 de março, das 07h às 17h. Diariamente serão oferecidos 60 exames de preventivo, e 56 de mamografia. As mamografias foram agendadas com antecedência nos postos de saúde.

A coordenadora de eventos do Hospital de Câncer de Barretos em Dourados, Paula Leite, explicou que ainda tem vagas diárias para fazer o exame de preventivo. As interessadas devem procurar a unidade móvel, portando cópia de RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, a partir das 7h.                      

Para realizar a mamografia é necessário ter entre 40 a 69 anos. Já o exame de Papanicolau, é de 25 a 59 anos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.