Há 27 dias sem chuva, Dourados tem maior frio do ano no mês mais seco

Previsões para os próximos dias indicam que a temperatura deve começar a subir após a geada registrada nesta terça-feira

Imagem captada na gelada manhã de hoje no Parque do Lago, em Dourados (Foto: Franz Mendes)
Imagem captada na gelada manhã de hoje no Parque do Lago, em Dourados (Foto: Franz Mendes)

Frio e seco. Assim tem sido julho em Dourados. A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul enfrentou nesta terça-feira (18) a temperatura mais baixa do ano até agora, 0,3ºC às 5h52. E todo esse gelo ocorre no mês de menor índice pluviométrico, com média histórica de 49.6 milímetros. Há 27 dias, contudo, não há registro de chuva no município, conforme a Embrapa Agropecuária Oeste.

Com leituras climáticas instantâneas, a estação meteorológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária revela através do Boletim Guia Clima que os termômetros hoje não passaram dos 12.8ºC apurados às 12h13. Desde a fria madrugada com registro de geada, a umidade relativa do ar teve índice máximo de 97% às 1h59 e caiu para mínima de 30% às 12h14.

Em atividade desde 1979 em Dourados, a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária Oeste indica que a temperatura mais baixa registrada desde então foi de -1,9ºC, no dia 17 de julho de 2000.

De acordo com o Portal Climatempo, a temperatura começará a subir no restante da semana em Dourados. As máximas e mínimas devem saltar para 18ºC e 3ºC na quarta-feira (19), 23ºC e 5ºC na quinta-feira (20), 27ºC e 12ºC na sexta-feira (21) e atingir 29ºC e 15ºC no sábado (22). Para nenhuma dessas datas, contudo, há previsão de chuva.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.