Há mais de 30 dias sem chuva, Dourados tem estado de atenção por baixa umidade

Alerta divulgado pela Embrapa Agropecuária Oeste aponta riscos à saúde humana por causa do tempo seco na cidade, com umidade relativa do ar abaixo de 30%

Dourados está sem chuva há mais de 30 dias e tempo seco traz riscos à saúde humana (Foto: André Bento)
Dourados está sem chuva há mais de 30 dias e tempo seco traz riscos à saúde humana (Foto: André Bento)

Sem chuva desde o dia 16 de junho, Dourados enfrenta “estado de atenção” por causa da baixa umidade relativa do ar. Conforme a Embrapa Agropecuária Oeste, na tarde desta terça-feira (17) o índice ficou abaixo de 30%. Com base em critérios estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), são apontados os riscos à saúde humana por causa de toda essa secura. 

“Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele”, detalha o Boletim Guia Clima da Embrapa.

Atualizado com dados da estação agrometeorológica em atividade desde 1979 no município, esse sistema revela que Dourados está há 34 dias sem chuva. O mais recente registro ocorreu em 12 de junho, quando houve uma garoa de 2 milímetros.

Tanto na segunda-feira (17) quanto hoje foram divulgados alertas decorrentes da baixa umidade relativa do ar na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Às 13h52 de ontem e às 11h17 desta terça-feira houve índices de 28%. Quando fica entre 30% e 20%, a umidade relativa do ar é classificada como “estado de atenção”. De 20% a 12%, “estado de alerta”, e abaixo de 12% configura “estado de emergência”.

Toda essa secura é típica da época do ano e só deve acabar efetivamente a partir de setembro, quando são esperados 99.7 milímetros. Em junho, apesar dos 70.4 milímetros esperados, só caíram 11.4 milímetros, o segundo menor índice para o período desde 2010, quando choveu 2 milímetros. Para julho a chuva média mensal apurada desde 1979 gera expectativa de 48.4 milímetros e para agosto a média histórica indica uma previsão de apenas 47.5 milímetros de chuva em Dourados.

Nos quase 40 anos de monitoramento climático em Dourados, a Embrapa Agropecuária Oeste apurou em agosto de 2010 o mais seco tempo registrado na cidade. Às 13h20 do dia 28 e às 14h15 do dia 29 daquele mês, sábado e domingo, respectivamente, a umidade relativa do ar chegou a 8%, índice comparável ao de uma área de deserto.

Nesta tarde, o Portal Climatempo aponta que só há previsão de chuvas para Dourados no próximo dia 25. Mesmo assim, são apontados 90% de probabilidade de chover apenas 2 milímetros naquela data. Para 27 de julho há 60% de chances de 9 milímetros e no dia seguinte, 28, 60% para 14 milímetros de índice pluviométrico.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.