HU de Dourados alerta para baixo estoque de leite humano e reforça campanha de doação

O alerta vem durante as ações da semana de incentivo à doação de leite humano, que acontece até amanhã, dia 20 de maio.

  • Com informações do HU de Dourados
Referência no atendimento a recém-nascidos em situação de risco e bebês necessitam de doação de leite - Crédito: Arquivo
Referência no atendimento a recém-nascidos em situação de risco e bebês necessitam de doação de leite - Crédito: Arquivo

O hospital universitário da universidade federal da grande dourados, referência no atendimento a recém-nascidos em situação de risco, está com os estoques de leite humano em nível crítico e reforça o chamado para doadoras. O alerta vem durante as ações da semana de incentivo à doação de leite humano, que acontece até amanhã, dia 20 de maio.

De acordo com a nutricionista Érika Leite Ferraz Liborio, chefe da unidade de nutrição clínica do HU- HUFGD, o leite doado é essencial para os 26 bebês internados nas unidades neonatais do hospital, que consomem cerca de 2 litros por dia. Com o estoque atual, a quantidade disponível só é suficiente para atender a demanda pelos próximos 15 dias.

Em 2024, o banco de leite do hu-ufgd realizou 1.472 visitas domiciliares e coletou 1.501 litros de leite de 1.564 doadoras. Apesar do esforço, os estoques permanecem em níveis baixos, realidade comum à maioria dos bancos de leite do país.

As interessadas em doar podem agendar a coleta pelo telefone (67) 3410-3002 ou whatsapp (67) 99102-4146. Também é possível doar diretamente no banco de leite do hospital, em um processo que dura cerca de 15 minutos. Toda coleta segue rigorosos protocolos de segurança e higiene.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.