HU diz que negou vaga de UTI para Jean Frazão porque não é responsável por neurocirurgias

Jean morreu no dia 13 de junho no HV, à espera de uma vaga na UTI após sofrer um acidente que o deixou com politraumatismo craniano

  • Alexandre Duarte

Em nota divulgada ontem (31) pelo Hospital Universitário, a instituição diz que não é responsável pela morte de Jean Michel Aguero Frazão, de 26 anos, morto no dia 13 de junho após um acidente de moto. Conforme o HU a vítima sofreu um politraumatismo craniano e a unidade não realiza este tipo de procedimento. Assim, segundo o hospital, havendo vaga ou não na UTI, é impossível receber pacientes com este tipo de problema.

“...a direção do HU/UFGD ressalta que o caso de negativa de vaga citado nesta reportagem, do paciente Jean Michel Aguero Frazão, de 26 anos, nada tem a ver com o problema de falta de enxoval, já que as duas solicitações de vaga do dia 10 de junho foram negadas por tratar-se de paciente com politraumatismo, serviço este que não é realizado pela UTI adulto desta instituição. Ou seja, havendo vaga ou não na UTI, casos como este não podem ser encaminhados ao HU porque não há especialista para este atendimento.”, disse o hospital em nota.

Segundo relatório SNA (Sistema Nacional de Auditoria do SUS), o Hospital da Vida é que seria o responsável por este tipo de cirurgia. A redação da 94FM não conseguiu falar com a direção do HV, apara esclarecer o motivo pelo qual tentavam transferir Jean Frazão para um hospital que não possui tal especialidade.

Relembre o caso

O jovem, Jean Michel Aguero Frazão, 26, faleceu no dia 13 de junho, no Hospital da Vida, em Dourados. Jean sofreu um acidente e teve traumatismo craniano, com a gravidade do caso ele precisava de uma vaga na UTI.

Segundo informações da família, o Conselho de Saúde Municipal propôs uma troca de leito com o Hospital Universitário, mas a instituição não aceitou. Jean era funcionário do HU.

O acidente aconteceu na noite do dia 08 de junho, mas a vítima ficou até o dia 10 no corredor do hospital, aguardando uma vaga na UTI.