HU-UFGD celebrou Dia das Crianças com pacientes pediátricos

Acadêmicos do último ano de graduação da Psicologia da Unigran realizaram uma ação voluntária para os pacientes pediátricos

  • Redação com Ebserh
Acadêmicos fizeram apresentação das princesas e do homem de ferro (Foto: Divulgação)
Acadêmicos fizeram apresentação das princesas e do homem de ferro (Foto: Divulgação)

No dia 06 de outubro, acadêmicos do último ano de graduação da Psicologia da Unigran - Centro Universitário da Grande Dourados, realizaram uma ação voluntária em comemoração ao Dia das Crianças, para os pacientes pediátricos internados no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh.

A atividade, além de solidária, também faz parte da formação acadêmica  que aborda o contexto hospitalar, da qual eles aprendem a importância do brincar na infância como parte do desenvolvimento saudável e, dentro do ambiente de saúde, para minimizar os efeitos traumáticos da internação, procedimentos e restrições clínicas.

Neste ano, foram 21 alunos que colaboraram com a doação de brinquedos novos, usados em bom estado de conservação e também comprados com verba arrecadada por eles totalizando:  160 mordedores e mais de 200 kits de brinquedos, incluindo livros e material musical para estimular o desenvolvimento, que ficará na brinquedoteca hospitalar.

Além da distribuição de brinquedos, os acadêmicos fizeram contação de história, apresentação de cantigas infantis, apresentação de histórias das princesas e do homem de ferro. Distribuíram desenhos para pintar, lápis de cor e fizeram o termômetro do humor, para estimular a criança a reconhecer o sentimento predominante e comunicar o acompanhante e a equipe de saúde, com o uso de emojis.

"Não sei dizer quem aproveitou mais, se os alunos ou as crianças. Mas digo, essa experiência é transformadora. Os alunos ficam muito emocionados quando conseguem tirar um sorriso de uma criança”, conta a professora Bruna Paes de Barros.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Acadêmicos fizeram apresentação das princesas e do homem de ferro (Foto: Divulgação)
Acadêmicos fizeram apresentação das princesas e do homem de ferro (Foto: Divulgação)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.