HU-UFGD inaugura brinquedoteca em ambiente da Pediatria

Espaço foi projetado para garantir atendimento adequado às crianças internadas, favorecendo sua recuperação por meio de boas práticas assistenciais

  • Assessoria/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

Muitos brinquedos, muita cor, ambiente climatizado e estrutura adaptada para atender adequadamente a uma necessidade básica e direito de qualquer criança: brincar! Em clima de comemoração, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) inaugurou na segunda-feira (2) sua nova brinquedoteca.

Projeto antigo, a implantação da brinquedoteca na Pediatria é mais um passo do HU-UFGD no caminho da humanização do atendimento e da consolidação de boas práticas. A inauguração reuniu colaboradores da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (UASCA/Pediatria), crianças internadas e seus acompanhantes, representantes da alta gestão do HU e da reitoria da UFGD.

A implantação da brinquedoteca do HU-UFGD foi coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital. O coordenador do GTH, Luís Arthur Spínola Castilho, também é o brinquedista responsável pelo atendimento às crianças. “O funcionamento da brinquedoteca é mais que o cumprimento de uma norma ou de uma lei, mas representa a possibilidade de atender as crianças da maneira adequada, favorecendo sua recuperação”, frisou.

A gerente de Atenção à Saúde, Thaísa Pase, falou do empenho de todos para a concretização do projeto e reforçou a importância institucional da brinquedoteca. “Além de melhorar a assistência às crianças, o funcionamento da brinquedoteca também vai permitir que nossos acadêmicos e residentes tenham contato com essas boas práticas, aprimorando também a qualidade do ensino que é praticado aqui”, disse.

A pró-reitora de Ensino e Graduação da UFGD, Selma Helena Marchiori Hashimoto, que compareceu como representante da reitoria da Universidade, apontou a importância da iniciativa tanto para a assistência quanto para o ensino, afirmando ainda que é a Universidade incentiva e apoia as iniciativas de melhora na atuação e desempenho do Hospital Universitário.

Depois de ter descerrado uma placa simbólica, o superintendente do HU-UFGD, Alisson Henrique do Prado Farinelli, lembrou que o efetivo funcionamento da brinquedoteca só foi possível com o engajamento de todos em torno do mesmo propósito. “Mais que a concretização de um projeto que já vem de longa data, trata-se aqui da realização de um sonho, e que só foi possível quando houve o engajamento e a motivação de todos, gestão, colaboradores e voluntários, para que pudéssemos estar aqui hoje. Por isso, só tenho a agradecer”, afirmou.

Após a rápida cerimônia de inauguração, um lanche especial oferecido pela equipe da Pediatria fez a alegria das crianças presentes.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ana Claudia

    Ana Claudia

    A População agradece!! Que Deus os abençoe!!!!