HU-UFGD recebe bolsistas selecionados pelo Programa de Iniciação Científica da Rede Ebserh

Desenvolvido em parceria com o CNPq, programa contemplou alunos de graduação dos cursos de Nutrição e Medicina da UFGD

  • Assessoria/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

Com uma programação informativa, foi realizado na manhã desta quarta-feira (25) o acolhimento aos seis bolsistas contemplados no Programa de Iniciação Científica da Rede Ebserh (PIC/Ebserh) junto ao Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). 

Os novos bolsistas foram recebidos no novo espaço do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS), vinculado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e instalado no antigo Centro Obstétrico do hospital. 

Além de conhecerem o espaço e as instalações onde irão desempenhar suas atividades, os bolsistas também foram orientados a respeito de normas, cronograma e regras gerais do Programa, que terá duração de 12 meses (maio de 2022 a abril de 2023). Cada um dos alunos receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400.

Desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nesta primeira edição, o PIC/Ebserh contemplou seis alunos dos cursos de graduação em Nutrição e Medicina da UFGD. Cada um dos bolsistas está vinculado a um projeto de pesquisa em realização no HU-UFGD, sob orientação de professores pesquisadores da Universidade. 

Rede Ebserh

O HU-UFGD é um hospital de ensino. Desde setembro de 2013, está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.