Igreja Católica orienta sobre missas sem presença de fiéis em Dourados

Bispo diocesano suspendeu catequese, mutirões de confissão, retiros, acampamentos, pequenas comunidades, encontros, formações e reuniões de pastorais

Igreja Católica vai suspender missas com presença dos fiéis para evitar aglomerações (Foto: Rafael Wisley)
Igreja Católica vai suspender missas com presença dos fiéis para evitar aglomerações (Foto: Rafael Wisley)

O bispo da Diocese de Dourados, Dom Henrique Aparecido de Lima, determinou que as Missas semanais e dominicais com o povo sejam suspensas ou limitadas de acordo com os decretos de cada município, até próxima orientação do bispo diocesano e de suas prefeituras. 

Em comunicado ao clero aos religiosos e todo povo de Deus, ele também informa que estão suspensas até segunda ordem as atividades paroquiais, foraniais e diocesanas de: catequese, mutirões de confissão, retiros, acampamentos, pequenas comunidades, encontros, formações e reuniões de pastorais, movimentos, serviços e organismos.

“Os padres continuam no compromisso sacerdotal de celebrar a Santa Missa aos domingos e dias de preceito. Para isso sejam seguidas as orientações do Missal Romano no que diz respeito a Missa sem povo e colocando sempre na intenção de superar essa realidade”, detalha.

O líder religioso também orienta que os padres facilitem a transmissão de Missas diárias ao povo da diocese pelos meios já conhecidos, como rádios paroquiais e comunitárias, aplicativos, lives transmitidas nas redes sociais - Facebook e pelas redes católicas Nacional de Comunicação.

As medidas foram justificadas considerando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde Nacional, além do decreto municipal nº 2.463 de 16 de março de 2020 da Prefeitura de Dourados, que proíbe aglomerações de pessoas como meio de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

"Por fim, recordemos que o maior dos cuidados que podemos tomar é a oração. Nos unamos em preces neste período e redobremos nossos atos de piedade em casa. Convido os católicos a rezar por todos os que sofrem pelos males desta doença e para que nossa esperança em Cristo jamais se esmoreça ou acabe", finaliza o comunicado do bispo.



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.