Indígenas bloqueiam MS-156 em protesto por saúde

Indígenas do Brasil inteiro estão realizando o ato no dia de hoje.

  • Karol Chicoski
Indígenas na manhã de hoje (26) na MS-156. ((Foto: Divulgação/94FM))
Indígenas na manhã de hoje (26) na MS-156. ((Foto: Divulgação/94FM))

Acontece na manhã de hoje (26), o bloqueio na MS-156, entre Dourados e Itaporã, e estão à frente do ato os índios das aldeias Bororó e Jaguapiru, acompanhados de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). 

Indígenas do Brasil inteiro estão realizando o ato no dia de hoje. 

De acordo com informações dos manifestantes, o motivo é a publicação do decreto 1907/2016, que municipaliza a saúde indígena, ou seja, o governo federal quer tirar os recursos que vão para a Sesai e repassar para o munícipio.

Indígenas explicaram que serviços de urgência, como ambulância, polícia, bombeiros, por exemplo, estão liberados para passar pelo bloqueio. Eles disseram ainda que o bloqueio é uma forma de conscientização e que não pretendem fechar 100% da via, a ideia é bloquear a cada 40 minutos, como se fosse uma barreira.

O bloqueio que começou por volta das 08h40 vai até as 17h. 

Após a manifestação de hoje, indígenas vão esperar uma resposta para entrar em acordo, caso não haja, vão marcar novas datas para realizar o procedimento novamente. 

Sesai

A Sesai é a área do Ministério da Saúde responsável por coordenar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Criada em outubro de 2010, a Sesai surgiu a partir da necessidade de reformulação da gestão da saúde indígena no país, demanda reivindicada pelos próprios indígenas durante as Conferências Nacionais de Saúde Indígena.

(Foto: Divulgação/94FM)

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.