Infraestrutura e saúde marcam primeiro ano de mandato de Marçal Filho

Primeiro mandato de deputado estadual, Marçal Filho (PSDB)) avalia como "muito produtivo" os 11 meses de atuação após posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. "Estamos fazendo um trabalho intenso, ativo e é nesse mesmo ritmo que vamos continuar em 2020", diz o deputado, que é natural de Dourados. Entre suas maiores conquistas está a garantia do governador Reinaldo Azambuja de revitalizar a rua Coronel Ponciano e de dar celeridade às obras de construção do Hospital Regional, unidade que conta com recursos garantidos por Marçal quando exerceu mandato de deputado federal.
No primeiro trimestre do ano que vem, Reinaldo Azambuja (PSDB) lançará pacote R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura urbana e rural nas 79 cidades sul-mato-grossenses. Após uma série de cobranças de Marçal, o governador garantiu que a Coronel Ponciano será prioridade. "É uma avenida importante e que devido ao intenso fluxo, precisa de melhorias para evitar acidentes e ao mesmo tempo dar fluidez ao trânsito", diz Marçal. Equipe do governo já está trabalhando no projeto técnico de engenharia.
Presidente da Comissão de Obras na Assembleia, o deputado ainda elencou uma série de ruas e avenidas em Dourados que precisam passar por intervenção. Como não há recursos para atender todas, já que grande parte da malha viária apresenta problemas, Reinaldo garantiu obras de alargamento ou duplicação em pelo menos três trechos de importantes avenidas que fazem ligações entre bairros.
Uma delas é a José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida. Trata-se de uma avenida que é a continuação da Weimar Gonçalves Torres. Ela inicia duplicada em frente ao Parque Antenor Martins e passa a ser pista simples num trecho de aproximadamente 700 metros no sentido HU (Hospital Universitário). Outro trecho é o da Antônio Emílio de Figueiredo, da via Parque até a Lindalva Marques, aos fundos do Parque Antenor Martins. Também vai receber intervenção a Rua Iguassu, entre os bairros Portal e Vila Rosa, para assegurar mais segurança aos usuários daquela via.
Coordenador de importantes frentes parlamentares (Da mulher, da criança e do adolescente e da Defesa da saúde mental e combate à depressão e o suicídio), Marçal Filho tem se destacado na CPI da Energisa. Ele é coautor do pedido que criou o processo de investigação e embora não faça parte da Comissão de cinco deputados que coordenam os trabalhos, tem contribuído muito com o andamento das ações.
Na educação, Marçal também tem desenvolvido um grande trabalho, não só de garantir recursos para a área, como também de prestigiar e apoiar a classe dos trabalhadores. O deputado votou contra o projeto do governo que reduziu a remuneração de professores convocados da Rede Estadual de Ensino.
Durante esses 11 meses como deputado estadual, Marçal apresentou 376 proposições na Assembleia Legislativa, entre pedidos para execução ou estabelecimentos de serviços, requerimento de informações e projetos de leis. Grande parte das leis é em defesa da mulher, da criança e do idoso, mas também atende áreas como a saúde, com campanhas e frentes de trabalho na defesa pela vida, como a de combate à depressão e ao suicídio.