Justiça atende pedido do MPMS e suspende atos do evento "Dourados Brilha 2017"

  • Assessoria/MPE-MS
Evento de final de ano não poderá ser realizado com dinheiro público (Foto: Rafael Wisley/Arquivo)
Evento de final de ano não poderá ser realizado com dinheiro público (Foto: Rafael Wisley/Arquivo)

A pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio dos Promotores de Justiça Ricardo Rotunno e Eteocles Brito Mendonça Dias Junior, titulares da 16ª e 10ª Promotorias de Justiça de Dourados, o juiz de Direito José Domingues Filho determinou ao Município de Dourados, ao Estado de MS e à Sanesul a imediata suspensão de todos os efeitos do convênio e do contrato 195/2017 firmado para a realização do evento "Dourados Brilha 2017", até julgamento final da demanda.

Ainda, de acordo com a decisão, fica estabelecido que os órgãos se abstenham de praticar qualquer ato para a execução do evento Dourados Brilha 2017, proibindo o desembolso de qualquer verba de natureza pública para sua organização e realização.

Já ao Diretor da Sanesul, fica determinado que não promova o repasse do valor de 100 mil reais, oriundos do governo do Estado, para o convênio do contrato 195/2017, ou qualquer outro valor ou serviço, com finalidade de organização de eventos festivos de final de ano no Município de Dourados.

Nesta última quinta-feira (23/11), os Promotores de Justiça Ricardo Rotunno e Eteocles Brito Mendonça Dias Junior ingressaram com ação civil pública declaratória de nulidade, com pedido de tutela de urgência, para a suspensão do convênio e do contrato 195/2017 firmado entre Município de Dourados, ao Estado de MS e à Sanesul.

Os Promotores de Justiça pediram ainda que fosse determinado ao Governador do Estado e à Prefeita Municipal de Dourados que se abstenham de empenhar um centavo sequer para a organização e realização do evento Dourados Brilha 2017, bem como a todas as suas Secretarias; da mesma forma se abstenham de executar serviços ou obras também com a mesma finalidade; ainda, que seja determinado ao Diretor-Presidente da Sanesul que não promova o repasse do valor de 100 mil reais noticiados como contrapartida para o convênio e constante no contrato 195/2017, ou qualquer outro valor ou serviço que tenha a mesma finalidade.

Caso o valor já tenha sido repassado ao município, também foi requerido pelos Promotores de Justiça a realização imediata do depósito judicial de tal quantia; além da estipulação de multa por descumprimento no valor individual de 100 mil reais por dia de descumprimento a ser depositado em juízo para posterior destinação social.

Segundo os Promotores de Justiça, a necessidade do pedido se deu pelo fato de que os órgãos citados têm utilizado do argumento de enfrentamento de grave crise financeira para justificar a ausência de investimento nos serviços essenciais para a população, como saúde e educação, evidenciando os atrasos no pagamento de salário de servidores e a decretação de situação emergencial na saúde.

Eles ainda explicam que a ação proposta teve como principal objetivo impedir a aplicação de vultuosa quantia em dinheiro para a realização de evento festivo, enquanto a população douradense padece de serviços dignos de saúde, educação, segurança, habitação, saneamento básico universal, dentre outros serviços de caráter obrigatório e absolutamente essenciais, mas que não têm sido tutelados pelos requeridos.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Sônia

    Sônia

    Parabéns MP... essa prefeitura ta de brincadeira com a população de Dourados.. cuidar da saúde não ker né.. agora é hora do MP.. investigar e acabar com sem vergonhice da Câmara de vereadores... bando de inúteis q apoiam a prefeitura.. não fiscaliza.. o q é sua obrigação.. afffiii q revolta

  • ted

    ted

    parabens ao mp tem que acabar com estas festas

  • toninho

    toninho

    Olha ninguem aguenta mais essa politica perversa.

  • MOISES

    MOISES

    SERIA ÓTIMO SE O SR.JUIZ ORDENAR A SANESUL FAZER UMA DOAÇÃO DESSES CEM MIL REAIS PARA ENTIDADES,AZILOS E OUTROS QUE PRECISA MUITO JA QUE IA SER UTILIZADO EM'' FESTA''.DESDE JA PARABENS AO MP E O SR JUIZ.

  • Ramona

    Ramona

    Melhor coisa que aconteceu ate agora,essa atitude tinha que ser tomada pela prefeita, ja que é ela que fica divulgando o tempo todo que tem que ter contenção de despesa,que o município não tem dinheiro nem pra pagar os servidores em dia

  • Pão e Circo

    Pão e Circo

    PARABÉNS A MPF E AO JUIZ...... O povo esta cansado dos políticos e de suas DESCULPAS, queremos ATITUDES. Já não cabe mais em nossos dias.....A politica do PÃO e CIRCO como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio, e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

  • Pão e Circo

    Pão e Circo

    PARABÉNS A MPF E AO JUIZ...... O povo esta cansado dos políticos e de suas DESCULPAS, queremos ATITUDES. Já não cabe mais em nossos dias.....A politica do PÃO e CIRCO como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio, e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.

  • Leandro

    Leandro

    Temos que ter responsabilidade com dinheiro público

  • century

    century

    Parabéns aos procuradores e o Juiz. Estamos em crise não temos verbas para aumentar o salário dos professores e servidores a nossa saúde está em emergência financeira e a prefeitura em contenção de despesas temos uma cidade suja e cheia de buracos. Temos que rever as prioridades.

  • Thiago

    Thiago

    Parabéns ao MPF, chega de pão e circo, queremos, atendimento digno na saúde, educação e salários em dia.

  • Erudilho Nabuco

    Erudilho Nabuco

    Certíssimos os Srs promotores, pois basta sair de casa, seja em qual bairro for, para nos depararmos com o caos nas ruas da cidade, buracos imensos, buracos dentro de buracos; isso porque preparam para tapar e deixam de lado, aumentando os mesmos.Além do mais, que serviços mau feitos, relaxo total das empreiteiras, nos que são "sorteados" para o sv em poucos dias e até horas após feitos, já começa de novo a deterioração. Se dinheiro não há para sv de melhor qualidade, pagar em dia os funcionários e atender as demandas mais urgentes da população, então nada mais justo que evitar esse gasto que não é prioridade... se bem que nossos gestores e governantes gostam mesmo é de dar pão e circo para o povo, como na Roma antiga; ou seja, os bolsas esmolas/miséria e alguma diversão...

  • Rodrigo

    Rodrigo

    Ai sim heim hehe, agora senti firmeza no MP, isso sim é atentar paras as reais necessidades da população, de que adianta ter festas e comemorações, se a realidade da Saúde, Educação são bem diferentes, sem nada para comemorar, sem falar nos atrasos de salários do funcionalismo publico. PARABÉNS MP.