Justiça libera quase 300 para saída temporária de fim de ano em Dourados
Benefício é concedido apenas para presos dos regimes aberto e semiaberto que apresentem bom comportamento, segundo a Agepen

Quase 300 presidiários foram beneficiados pela Justiça com o direito da saída temporária neste fim de ano em Dourados. De acordo com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), 238 homens e 27 mulheres dos regimes aberto e semiaberto começam a ganhar as ruas nos próximos dias, parte já nesta quinta-feira (21).
A reportagem da 94FM apurou que 114 homens receberão o direito de deixar as unidades penais hoje e só retornar no próximo dia 28. Outros 124 saem no dia 29 de dezembro e deverão proceder com a reapresentação em 5 de janeiro de 2018. Já as mulheres saem dia 26 e voltam no segundo dia do próximo ano.
"O juiz de cada comarca é quem determina o período de saída dos internos e os critérios, variando de um município para o outro. Uma lista com nomes e endereços é encaminhada à Polícia Militar", detalha a Agepen, acrescentando que os dados estaduais "ainda não foram fechados porque a Justiça não enviou toda as autorizações ainda".
BOM COMPORTAMENTO
Ainda conforme a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, "só tem direito à saída os reeducandos que tenham comportamento carcerário adequado e não tenham sofrido sanção disciplinar, conforme os critérios contidos nas portarias dos magistrados".
"Durante a saída temporária, os detentos não poderão frequentar bares, boates, prostíbulos e não poderão ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, no período noturno deverão permanecer em suas residências", explica o órgão estadual.
POLICIAMENTO
No dia 13 passado, ao divulgar o plano de policiamento do fim de ano em Dourados, o coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante-geral da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), informou que a corporação empenhou quase 200 policiais para atuar em locais definidos pelo setor de inteligência até o dia 8 de janeiro de 2018.
"A Polícia Militar contará com mais de 193 policiais militares em Dourados, sendo empenhadas todas as unidades subordinadas ao comando do 3º BPM [Batalhão de Polícia Militar], juntamente com efetivo administrativo, alunos sargentos e cabos que fazem seus cursos no polo de ensino de Dourados, além das adequações de escalas dos policiais do serviço operacional", explicou o comandante-geral, conforme revelado pelo Portal do Governo de Mato Grosso do Sul.