Laboratório do HU-UFGD recebe certificação de excelência pelo terceiro ano consecutivo

Avaliação é feita pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas

  • Assessoria/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD
Foto: Divulgação/HU-UFGD

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade de Laboratório de Análises Clínicas e Anatomia Patológica (ULACP) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foi certificada como “Excelente”, na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Trata-se de uma avaliação obrigatória, exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada periodicamente. O Laboratório do HU-UFGD está inscrito no PNCQ desde 2018.

A chefe da ULACP, Viviane Regina Noro, afirma que a certificação representa o grau de confiabilidade do trabalho realizado e, principalmente, reflete o desempenho e a dedicação de toda a equipe. 

“Torna-se cada vez mais desafiador manter a qualidade que se repete a cada ano, mas a equipe é dedicada e por isso estamos conseguindo manter o padrão. Uma vez que alcançamos a excelência, queremos manter o trabalho sempre no mesmo nível e é a equipe que se esforça para isso”, comenta Viviane.

A ULACP conta atualmente com um total de 52 colaboradores. São 24 técnicos e/ou auxiliares de laboratório; um técnico e dois auxiliares de Enfermagem; 18 analistas, sendo nove biomédicos, oito farmacêuticos e uma bióloga; e mais sete colaboradores terceirizados que atuam no serviço de recepção.

Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.