Líder comunitário acusa descaso após interdição de UBS por falta de enfermeiro

Segundo Ademir Borges, líder comunitário do distrito do Panambi, as autoridades municipais já haviam sido alertadas sobre esse problema

Unidade Básica de Saúde do Panambi foi interditada por falta de profissionais de enfermagem (Foto: Divulgação/Coren-MS)
Unidade Básica de Saúde do Panambi foi interditada por falta de profissionais de enfermagem (Foto: Divulgação/Coren-MS)

A interdição ética da UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito do Panambi, realizada pelo Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem) por ausência de profissionais da área no posto, motivou indignação de moradores, que acusam descaso da Prefeitura de Dourados.

Saiba mais:
-Conselho interdita serviços em UBS de Dourados por falta de profissionais da enfermagem

Segundo Ademir Borges, líder comunitário local, as autoridades municipais já haviam sido alertadas sobre esse problema.  

“Venho há dias reivindicando enfermeiro padrão para que a unidade não fechasse. Temos muitos idosos, pessoas que dependem dessa unidade, sem condições de se locomover para a cidade pela distância e valores. Questão essa que eu já havia passado diretamente para o prefeito Alan Guedes e vereadores e até agora nada foi feito. Agora está fechada a unidade e não sei o que fazer com as pessoas que precisam e dependem dela. Um verdadeiro descaso com a população do distrito do Panambi”, afirmou.

De acordo com o Coren-MS, o déficit de profissionais da Enfermagem em Unidades Básicas de Saúde de distritos do município de Dourados é um problema que se arrasta há mais de um ano.

“A interdição ética prevê a interrupção parcial ou total dos serviços de Enfermagem nas unidades, e significa que as práticas que dependem de enfermeiros e técnicos de enfermagem não serão exercidas ou serão exercidas somente no atendimento a casos graves”, detalha o Conselho.

A entidade reconhece ser uma medida extrema, mas pondera que “precisa ser adotada quando não há condições mínimas de atendimento e trabalho”.

Para o líder comunitário do Panambi, Ademir Borges, esse é mais um problema que penaliza os moradores. “Não tem iluminação pública, não tem saneamento e agora não tem posto de saúde e aqui nós pagamos nossos impostos”, desabafou.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.