Mais 28 profissionais do programa Mais Médico chegam ao MS, informa Marçal Filho

O deputado apóia programa e comemora vinda de mais médicos para o estado

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) informou que o Mato Grosso do Sul recebe neste mês de dezembro mais 28 médicos do programa do governo federal. No mês passado outros 19 profissionais desembarcaram no estado para atender as demandas pela categoria. Desta primeira leva foram 15 cubanos e quatro brasileiros que fizeram o curso na Escola de Saúde Pública em Campo Grande.

Relator da saúde no Orçamento Geral da União (OGU) para 2014, o parlamentar já havia se posicionado a favor da medida e agora reforça sua opinião, “ N?o importa de onde os médicos venham, o importante é que atendam bem as pessoas que tanto precisam. Meu compromisso com a saúde pública vem de longe, desde os primeiros dias em que coloquei os pés nessa casa para o primeiro mandato e não economizei esforços para colocar em funcionamento a Santa Casa de Dourados, hoje Hospital Universitário”, enfatiza Marçal Filho.

Atenção Básica é o foco das ações, os municípios que já tem atuação do programa são: Corumbá, Campo Grande, Bela Vista, Mundo Novo, Tacuru, Japorã, Paranhos, Ponta Porã, Caracol e Coronel Sapucaia. No total Mato Grosso do Sul deve receber 243 médicos do governo federal, conforme dados do Ministério da Saúde.

Marçal Filho lembrou ainda que tem ouvido a população sul-mato-grossense em audiências públicas que realizou em microrregiões do Estado buscando argumentos e dados que possam fazê-lo ajudar o Mato Grosso do Sul em seu relatório “Quando percorri as microrregiões do nosso Estado pude perceber que os recursos são muito importantes, mas que uma boa gestão faz toda a diferença. Em Dourados pudemos chegar ao consenso com a população e o Governo do Estado que, mais do que o aumento de recursos para a manutenção dessa área, é necessária também a oferta de mais leitos e especialidades", argumenta Marçal Filho.

"Foi por isso que destinei, junto com o deputado Biffi e com o senador Delcídio, a emenda que garantirá a construção do Hospital Regional de Dourados e também recebi do governador André Puccinelli a garantia que o Estado entrará com contrapartida para a realização desse importante projeto", completa.