Mais seis pacientes da fila para UTI em Dourados serão transferidos

A previsão é que a transferência ocorra às 14h de hoje, avisa Sems

  • Redação com Prefeitura de Dourados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados
Foto: Divulgação/Prefeitura de Dourados

A Prefeitura de Dourados anunciou que mais seis pacientes que esperam por um leito de UTI em Dourados serão transferidos. Dessa vez, o destino é São Bernardo do Campo, em São Paulo.

"A previsão é que a transferência aconteça na tarde desta terça-feira (09), porém há possibilidade de alteração no cronograma devido à instabilidade climática", detalhou.

Segundo a administração municipal, esatransferência tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares.

Todo o procedimento está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

"A previsão é que pacientes saiam de Dourados a partir das 14h. Não há mais leitos intensivos para atendimento de pessoas com covid-19 nos hospitais de todo Mato Grosso Sul, por isso, o esforço em conjunto para que ninguém fique sem atendimento", detalhou.

Ao todo, no Estado há 593 vagas em UTI para assistência dos doentes com o novo coronavírus e todos estão ocupados. Em Dourados, a taxa de ocupação também está em 100%, com 35 pessoas aguardando uma vaga. O município tem ainda 95 pessoas internadas em leitos de enfermaria, sendo 45 pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e 34 em hospitais particulares. Das 71 pessoas internadas em UTIs hoje, 34 são de Dourados e outros 28 de cidades da macrorregião.

Na semana passada pacientes foram transferidos para Rondônia, após autorização dos familiares e dos próprios pacientes. A Sems alerta para que a população mantenha os cuidados básicos, evite aglomerações, use a máscara e álcool em gel. “Precisamos do esforço de todos para passarmos por esse momento difícil da saúde, que existe não só em Dourados, mas em todo país”, finalizou o secretário.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.