Marçal apresenta projeto sobre desembarque de mulheres e idosos fora do ponto

Vereador diz que projeto visa segurança de usuários do coletivo (Foto: Éder Gonçalves) ()
Vereador diz que projeto visa segurança de usuários do coletivo (Foto: Éder Gonçalves) ()

O vereador Marçal Filho (PSDB) vai apresentar na Câmara Municipal de Dourados projeto que dispõe sobre a autorização do desembarque de mulheres e idosos do sistema de transporte coletivo fora do ponto de parada original a partir das 21h. A medida tem como objetivo garantir mais segurança aos usuários.

Conforme projeto, os ônibus da medianeira Transportes ficarão dispensados de obedecer os lugares de parada obrigatória para mulheres e idosos a partir das 21h. Com isso, os motoristas deverão desembarcar nos locais indicados pelos passageiros, desde que respeitando os itinerários originais das linhas da correta condução do veículo.

A segurança dos usuários de transporte coletivo é a principal preocupação do vereador ao apresentar o projeto que ainda entrará em votação na Câmara. Com o alto índice de assalto em Dourados, tendo mulheres como principais vítimas, e de ruas sem iluminação ou com lâmpadas que pouco iluminam os logradouros, a medida tem a proposta de deixar as mulheres e idosos perto de suas residências.

Também no setor do transporte coletivo, Marçal Filho apresenta na Câmara projeto que garante melhor conforto aos usuários, com padronização dos pontos de parada de ônibus.  De acordo com o projeto, os abrigos de parada de coletivo deverão ter cobertura, assentos, iluminação, proteção nas laterais e também na parte traseira e informações sobre o número do ponto e calçadamento em toda área.

A proposta exige ainda a instalação de placas informativas das linhas que passam no local com devidos horários, além de contato de número de telefone para reclamações sobre o serviço. Muitos usuários de ônibus têm procurado o vereador para questionar sobre as atuais paradas de coletivo.

"O objetivo é proteger os usuários do transporte de ônibus da chuva e do frio, bem como proporcionar mais informações sobre o serviço. O projeto confere ao cidadão que faz uso do transporte público mais dignidade e respeito”, explica Marçal Filho.

A Praça Antônio João, no centro da cidade, dispõe de um ponto que atende exigências de conforto aos usuários, diferentemente dos demais instalados na região central, que contam apenas com cobertura e banco. Nos bairros a situação é mais deficiente, pois a maioria deles são constituídos por pontos marcados por poste de madeira, dificultando o usuário de localizá-los.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.