Marçal presta homenagem às mulheres na Câmara

Vereador diz que 8 de março é uma data de tomada de consciência de igualdade entre homens e mulheres.

Marçal presta homenagem às mulheres na Câmara

O vereador Marçal Filho ocupou a tribuna da Câmara Municipal na noite de segunda-feira para homenagear as mulheres por ocasião ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (8). Ele lembrou que Dourados é um município privilegiado por ter mulheres no comando dos três poderes: a prefeita Délia Razuk, no Executivo, a vereadora Daniela Hall, no Legislativo, e a juíza Daniela Tardin, no Judiciário.

“Quero prestar para este dia 8 de março, minhas homenagens a todas as mulheres brasileiras, e, em especial, as mulheres douradenses. Aproveito para reafirmar o meu compromisso, enquanto parlamentar, de apoiar incondicionalmente os direitos fundamentais e essenciais das mulheres, dentre estes o direito à vida, à liberdade, à segurança pessoal, à igualdade, a estar livre de todas as formas de discriminação, à liberdade de pensamento, à educação, à privacidade, e a de planejar a família, e a de não ser submetida a torturas e maltrato”, diz o vereador.

Marçal apresentou à mesa diretora da Câmara Moção Legislativa a mulheres que fizeram e fazem história em Dourados, como Josephina Fernandes Capilé, mantenedora da creche André Luiz; Adiles do Amaral Torres, diretora-presidente do jornal O Progresso; Sireunise Camargo Dorta, professora e ex-secretária de educação; Ana Paula Leite Teixeira, coordenadora do Hospital do Câncer de Barretos em Dourados; e Iracema Pereira Tibúrcio, ex-presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer. “São mulheres expoentes no que se refere à força e a determinação das mulheres em prol da sociedade”, destacou na tribuna da Câmara.

O vereador também externou a homenagem a todas as mulheres pela sua garra e que lutam para que seus direitos sejam garantidos. “A mulher sempre teve e sempre terá papel em destaque na sociedade. Claro que ainda precisamos de muitos avanços e de reconhecimento. As mulheres têm dupla ou tripla jornada de trabalho, dão conta das tarefas no emprego e no lar com a família, por isso merecem todo o nosso carinho, respeito e admiração”, enalteceu Marçal Filho.

Durante sessão, Marçal lembrou de projeto de sua autoria, quando deputado federal, que previa multas para patrões que pagassem menores salários a mulheres que exercessem as mesmas funções que homens, aprovado na Câmara Federal e no Senado, mas engavetado por manobra regimental do senador Romero Jucá.

Apesar dos avanços, o vereador ressaltou que as mulheres ainda travam uma luta muito grande para conquistar de forma plena a sua emancipação. Para Marçal, todo dia é dia da mulher e este Dia Internacional é um momento de tomada de consciência de que a igualdade entre homens e mulheres é um processo em permanente construção na sociedade.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.