Marçal anuncia R$ 5,2 milhões para Dourados

Recursos são de programas do Governo Federal como Rede Cegonha e Atenção à Saúde da População

Nesta última quarta-feira 23, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 2.489 que estabeleceu a transferência de R$ 5,2 milhões para a cidade de Dourados. Os recursos são do Programa Rede Cegonha e Atenção à Saúde da População para procedimentos de média e alta complexidade. “Em todas as oportunidades em que tenho estado com o Ministro Padilha tenho relatado o caos em que se encontra a saúde pública em Dourados. Tenho certeza que o ministro foi sensível a este clamor que é de toda a nossa gente” afirma Marçal.

O programa Rede Cegonha desenvolve ações de assistência integral à saúde, da mãe, desde a confirmação da gravidez e até o segundo ano de vida do filho, tudo isso com acompanhamento familiar e é um dos braços da estratégia de humanização do SUS. “O apoio à mãe, além do que o pré-natal, são fatores determinantes da saúde física e mental de uma família que se forma ou que possa estar aumentando” apontou o Deputado.

Já o atendimento das demandas de média e alta complexidade, que também receberá recursos, garante especialmente a estruturação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) neonatais, pediátricos e adultos. “O grande gargalo em Dourados são os leitos em UTI’s que não são suficientes e este é o momento em que a vida está verdadeiramente em risco. Temos tido vários casos de mortes pela falta de leitos” acrescentou o Parlamentar. “O Governo vem dando mostras de que a saúde é prioridade. Tivemos o Mais Médicos e agora mais dinheiro para procedimentos. Mas nem todo o dinheiro do país resolverá o problema da saúde enquanto não tivermos bons gestores.” Alertou Marçal.