Marçal garante renovação da frota do Samu de Dourados

Dourados pode receber ainda em dezembro três novas unidades para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

Recentemente quando manteve audiência no Ministério da Saúde, para tratar diversas demandas do Mato Grosso do Sul, o Deputado Marçal Filho (PMDB/MS) apresentou o pleito de renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Dourados, denúncias levadas a Marçal por trabalhadores e usuários do serviço dão conta de que dos 06 (seis) veículos da frota apenas 01 (uma) ambulância está em funcionamento, sendo que as outras 05 estão encostadas com avarias por falta de manutenção.

O Ministério informou a Marçal, num primeiro momento, de que apenas 03 (três) das ambulâncias do Samu de Dourados recebem recursos contínuos para funcionamento e manutenção. As outras 03 (três) quando da implantação do Samu, ainda segundo a Pasta, já pertenciam à cidade e foram somente incorporadas ao serviço. Portanto, somente 03 (três) veículos da frota poderão ser renovados, ou seja, substituídos. “A boa notícia é que Dourados poderá receber ainda este mês mais três ambulâncias. O Ministério já me garantiu isso, só dependemos de alguns procedimentos burocráticos. Me coloquei à disposição da Prefeitura para encaminhar os documentos” esclarece Marçal.

Marçal reivindicou que o assunto fosse tratado com a atenção devida pelo Ministério, na condição relator do Orçamento Geral da União para a Saúde em 2014. A confirmação de renovação da frota veio de reunião mantida com o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda.

Nas audiências que Marçal vem mantendo no Ministério, o parlamentar também tem tratado demandas do estado como a viabilização de mais recursos para o custeio da saúde no MS e ainda a construção do Hospital Regional de Dourados. Para o projeto Marçal indicou, em parceria com o Senador Delcídio Amaral e Deputado Biffi, emenda no valor de R$ 17,8 milhões no Orçamento deste ano. Já para 2014 Marçal, dessa vez individualmente por indicação à Bancada, garantiu também recursos para a conclusão da obra, mas o volume da Emenda ainda não está definido.

Outra demanda que Marçal vem cuidando de perto são os equipamentos para o Pronto Atendimento Infantil. O Deputado cobra que as obras do PAI sejam concluídas ainda este ano para receber os equipamentos no ano que vem “Os recursos do PAI já foram depositados na conta do convênio. São R$ 1,5 milhão, que já estão desde abril deste ano à disposição da prefeitura. Estou trabalhando agora pelos equipamentos, assim todo o complexo já poderá ser entregue em funcionamento para as nossas crianças” explica o parlamentar.