Marçal pede vigia para os postos de saúde

A atividade da vigilância é de suma importância para garantir sensação de segurança, diz Marçal (Foto: Divulgação)
A atividade da vigilância é de suma importância para garantir sensação de segurança, diz Marçal (Foto: Divulgação)

O vereador Marçal Filho (PSDB) pede a contratação de vigias para os postos de saúde em Dourados. A medida tem como objetivo garantir que essas unidades não sofram atos de vandalismo, como ocorreu semana passada na Vila Rosa.

A depredação de prédios e espaços públicos tem sido comum em cidades que não mantém segurança e, em Dourados, não é diferente. Aos poucos, esses locais são destruídos até chegar ao aspecto de abandono, a exemplo da biblioteca municipal da praça Mário Corrêa, conhecida como praça do Transbordo.

Na semana passada, seis computadores, televisores, impressoras, frigobar, entre outros equipamentos foram furtados na Unidade de Saúde da Vila Rosa. O local foi invadido na madrugada e quando a responsável pela unidade chegou para o trabalho, se deparou com entradas arrombadas.

A atividade da vigilância patrimonial é de suma importância para garantir sensação de segurança e proteção aos espaços públicos. "A ação de presença real e ostensiva do vigia ajuda a garantir segurança e evita danos como ocorreu recentemente na Vila Rosa", diz o vereador Marçal Filho.

A maioria dos ataques a prédios públicos na cidade tem sido contra os Centros de Educação Infantil (Ceim). Além de furtar materiais pedagógicos, vândalos deixam rastros de destruição por onde passam. No entanto, as unidades de ensino possuem vigias e depredações ocorrem na ausência do profissional.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ramilton

    Ramilton

    Boa tarde Carlos.Pois é Carlos, realmente tem uma defasagem muito grande neste cargo, até os próprios vigias reclamam das condições e da falta de vigias, pois alguns tem que se virar em dois para cobrir o outro que falta, digo isso pois um vigia de um CEIM mesmo disse o que acontecia e acontece na cidade, e como resultado temos isso, postos, creches e escolas sem segurança minima.Sem dúvida isso deveria ser analisado com mais cautela ou até mesmo como disse o ministério público analisar o caso.Senhor vereador Marçal Filho, poderia fazer uma análise do caso e exigir que contrate se necessário os vigias que faltam para os setores da cidade para evitar mais transtornos e que paguemos por postos, creches e escolas que sofrem com a ação de bandidos.

  • Carlos

    Carlos

    Olhando pelo site da transparência até fevereiro de 2017 a prefeitura pagava 257 vigias, e hoje só 149, esta explicado o caos de vandalismo que está acontecendo, sendo que até setembro de 2016 aparecia 260 cargos criados e como um passe de magia baixou para 180 cargos criados sem justificativa alguma, espero que o MPE também averigue está irregularidade, que fica bem clara que tem mais de 100 vagas de vigias para serem chamadas, segundo o próprio site da prefeitura.

  • Ramilton

    Ramilton

    Próximo de casa tanto a creche quanto o posto de saúde já foram arrombados por ladrões, fizeram a farra e no dia seguinte deixaram só os estragos para nós pagarmos. Tanto a creche quanto o posto de saúde estava sem vigia. Infelizmente enquanto não tomarem providencias e colocarem vigias, ainda vamos ver muito dessa matéria lamentável assim como já vi várias vezes neste ano creches e postos de saúde sendo arrombados.Apoio a cobrança do vereador Marçal e espero e sei que tem potencial para cobrar a contratação de vigias e profissionais de saúde nos postos de saúde.Tem vários aprovados no ultimo concurso. Os professores já estão sendo convocados, que isso ocorra com os vigias e os demais aprovados para amenizar as carências da cidade.

  • fabio rodrigues

    fabio rodrigues

    LAMENTAVEL PQ EU FIZ O CONCURSO PARA VIGIA E PASSEI E ATAE AGORA NAO FUI CONVOCADO .

  • diego

    diego

    Bom dia Heitor Luiz. Realmente a contratação de qualquer que seja o profissional na área pública de Dourados vai gerar custos, mas sem dúvida sai mais caro para nós e para o município deixar tanto escolas, creches e postos de saúde sem segurança, pois analisando em um aspecto amplo, imagina só o prejuízo para a população ao buscar atendimento no posto de saúde e o mesmo não poder realizar por ter sido arrombado e não oferecer segurança e ter ficado sem material de trabalho ou até mesmo medicamentos que foram roubados ou estragados como já aconteceu aqui na cidade. Imagina só um pai e uma mãe que vai levar seu filho na creche para depois ir pro trabalho e a creche não poder receber a criança, pois a creche foi arrombada, roubada e depredada sem condição de deixar seu filho lá por não poder oferecer um almoço e segurança como também já aconteceu na cidade e mais de uma vez.Então Heitor Luiz, creio que analisando em um aspecto mais amplo um vigia não sairia caro para o município, pelo contrário, sairia barato, visto que o município recebe do governo federal e estadual recursos para educação, saúde e segurança.Dessa forma a contratação dos vigias tanto para os postos de saúde e creches de Dourados não saíra caro, visto que muitos postos e muitas creches estão sem vigias e os que possuem não tem incidência de arrombamentos e roubos como este caso e no caso da creche do Joquei Clube salvo engano que também já foi alvo dos vândalos e por coincidência também não possuía vigia, entre outras da cidade que já li a notícia aqui no site da 94.Mais uma vez parabéns vereador Marçal pela cobrança, espero que o senhor consiga ir além, que consiga realizar junto a prefeita a nomeação e contratação dos vigias para todos os setores públicos de Dourados que NÃO TEM E OS QUE ESTÃO FALTANDO vigias. E que continue fazendo as mais diversas cobranças em prol da cidade como vem realizando.

  • Ailton morais

    Ailton morais

    Não esquecendo ilustre vereador que as escolas da rede pública estão tambèm sem vigias aos fins de semana.

  • Heitor luiz

    Heitor luiz

    Boa tarde , é lamentável a situação precária da segurança em dourados , mas será que não vai ficar mais caro para os cofres públicos pagar vigia para todos estes postos de saúde . Devia colocar um vigia temporário a partir do segundo arrombamento seguido .

  • diego

    diego

    O fato de ter a presença de um vigia nas repartições públicas já ameniza a incidência de roubo e vandalismo como foi dito na matéria.Lembrando que teve vaga pra vigia no último concurso do município e que o mesmo possui uma longa lista de espera de aprovados. É lamentável ver isso acontecer sendo que nós mesmos é quem vamos pagar pelo ato dos vândalos, vândalos esses que sem dúvida vai precisar ou já precisou do atendimento em uma unidade de saúde ou qualquer outro órgão público da cidade. Parabéns pelo ato vereador Marçal Filho, vemos aqui alguém que esta presente e cobrando para a população e fazendo jus a confiança que a população douradense depositou a você. Parabéns por demonstrar preocupação e fazer cobranças pela população nas principais áreas em que temos maior deficiência na cidade.

  • Mario Jr

    Mario Jr

    É isso aí, tem muitas pessoas aguardando ser nomeado no cargo de Vigia, tem que dar uma prioridade, segundo a GM, precisa de ao menos 30 vigias hj.