Ministro da Educação cumpre agenda em Dourados

Durante a manhã de hoje ministro participou de evento em Campo Grande (Foto: Divulgação/Ministério da Educação)
Durante a manhã de hoje ministro participou de evento em Campo Grande (Foto: Divulgação/Ministério da Educação)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, cumpre agenda em Dourados nesta segunda-feira (21), quando deve assinar a liberação de recursos e ordem de serviço para a construção da Unidade da Mulher e da Criança. A solenidade será realizada no auditório do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) às 16 horas.

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, "a obra tem custo total estimado em cerca de R$ 50 milhões e será executada em duas etapas. Na primeira etapa será implantada toda a estrutura de atendimento da linha materna, com Pronto-Atendimento em Ginecologia e Obstetrícia, alojamento conjunto da Maternidade, Centro de Parto Normal, Centro Obstétrico com centro cirúrgico, Ambulatório Pré-natal de Alto Risco, além de estruturas de apoio necessárias".

Durante a manhã de hoje, ele participou n da solenidade de instalação do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) e posse dos conselheiros. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, em Campo Grande (MS).

Mendonça Filho avaliou como positiva a criação do conselho, iniciativa pioneira no estado. "Essa integração entre as instituições de ensino superior aqui no Mato Grosso do Sul é muito positiva. À medida em que se tem universidades públicas federais e estaduais e instituições privadas se integrando e planejando a atuação na área de educação superior, é algo positivo e que conta com total simpatia do Ministério da Educação", disse.

O CRIE reúne universidades públicas e privadas com objetivo de fortalecer a educação superior e possibilitar que os conhecimentos produzidos nas instituições de ensino superior subsidiem de forma mais efetiva o desenvolvimento do estado. Ele é formado por seis dirigentes máximos de instituições públicas e privadas do estado: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Anhanguera (Uniderp) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - única instituição do Conselho que, além do ensino superior, oferta educação básica, técnica e tecnológica.

Por meio do alinhamento das atividades e do trabalho em conjunto entre as instituições, o foco principal de atuação do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul será promover a melhoria da educação em todos os níveis e modalidades, unificando a qualidade da educação no Estado. Cinco eixos de atuação foram definidos: internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; ciência, tecnologia e inovação; excelência na educação básica e superior; e comunicação científica. Os conselheiros irão atuar em grupos de trabalhos para propor estudos e iniciativas relacionados a cada tema. 

O presidente do Conselho será o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, cujo mandato irá até o final de 2018. Ele pontuou que o principal desafio do CRIE será colaborar no estudo de viabilidade técnica e econômica da chamada Rota, que vai ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile. "Todo corpo docente, nossos pesquisadores, temos por obrigação subsidiar nossos gestores públicos; auxiliar não só na formação de novas políticas públicas, mas na formação de profissionais das mais diversas áreas", concluiu.

*Com informações do Ministério da Educação e da Assessoria de Comunicação Social do HU-UFGD.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.