MPE quer que conselheiros tutelares parem de pedir marmitex em restaurantes

Recomendação expedida em Dourados foi motivada por investigações que tramitaram em sigilo e também flagraram uso de veículos oficiais para fins particulares

Recomendação do MPE foi expedida aos conselheiros tutelares de Dourados (Foto: A. Frota)
Recomendação do MPE foi expedida aos conselheiros tutelares de Dourados (Foto: A. Frota)

Conselheiros tutelares de Dourados devem parar de pedir marmitex aos restaurantes da cidade e de utilizar veículos oficiais para fins particulares. Esse é o teor de recomendação expedida pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual) no dia 10 passado. Motivam essa medida flagrantes de irregularidades feitos no decorrer de um inquérito civil público instaurado em 2016 e que tramitou em sigilo. 

Assinado pelos promotores Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Ricardo Rotunno, o documento foi divulgado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial do MPE. Eles estabeleceram prazo de 30 dias para que os requeridos respondam quais medidas tomaram para adequação às normas legais. Além disso, alertaram para eventuais sanções por improbidade administrativa caso haja descumprimento.

Direcionada aos conselheiros tutelares de Dourados, a Recomendação Conjunta nº0003/2018/17PJ/DOS prevê que “se abstenham de utilizar os veículos oficiais, de uso exclusivo aos interesses desse órgão, para fins pessoais/particulares, ao passo que cumpram a legislação municipal, especialmente a Resolução n. 01 de 07 de fevereiro de 2018”.

Os promotores de Justiça também recomendam que “se abstenham de solicitar doações de alimentação (marmitex) aos restaurantes de Dourados, salvo se destinado exclusivamente às crianças e adolescentes atendidas pelo CT, mediante registro do ato em livro de controle a ser aberto para tal desiderato”.

Justifica essa recomendação o que foi apurado pela 17ª Promotoria de Justiça de Dourados através do Inquérito Civil nº 06.2016.00000648-9, que tramitou em sigilo “visando apurar eventual utilização do cargo de Conselheiro Tutelar para o recebimento de vantagem, consistente na solicitação de fornecimento gratuito de marmitex a restaurantes da cidade para consumo próprio”.

Nesta investigação, o MPE informou ter apurado “que alguns Conselheiros Tutelares, em situações isoladas, consumiram alimentação (marmitex) oriundo de doações celebradas pelos restaurantes locais e destinados aos atendidos naquele órgão, bem como foi constatado o uso inadequado dos veículos oficiais da Administração por parte do Conselho Tutelar de Dourados”.

“[...] as investigações também constataram falhas no sistema de controle de utilização de veículos, como os registros de movimentação dos veículos oficiais são preenchidos manualmente, por vezes de forma ilegível e incompreensível, de forma incompleta e sem o preenchimento detalhado dos deslocamentos”, detalham os promotores.

Eles ponderam que “a aquisição de alimentos (marmitex) pelos Conselheiros Tutelares por intermédio de sua função, oprime todo o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar de Dourados, podendo caracterizar, em tese, improbidade administrativa, atinente aos princípios norteadores da administração pública (art.11), mormente, no que tange aos princípios da legalidade, imoralidade e impessoalidade”.

Além disso, pontuam que “os veículos oficiais são bens públicos de uso especial, os quais deverão ter sua utilização voltada à realização das atividades do Conselho Tutelar, uma vez que se constituem em bens afetados à finalidade pública”. E mencionam que a Resolução n. 01 de 07 de fevereiro de 2018 “veda o uso dos veículos oficiais para fins particulares, bem como prevê as medidas a serem adotadas em caso de verificação de infração, dentre elas as que estão presentes no Estatuto dos Servidores Municipais”.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • João

    João

    Esses conselheiros .. São td folgado. . Da pra contar nos dedos quem trabalha de verdade. . O q mais tem por aí e conselheiro usando veículos público p/finalidade particular. . Levando esposa no trabalho, crianças na escola. Enfim! ! Uma farra, uma vergonha esses setor. . Tem que investigar mesmo e punir.. É só não votar nesses conselheiro nas próximas eleições. . Não fazem nada

  • Cleber

    Cleber

    Se desse alguma coisa estaria ótimo.
    Isso vai correr processo por um longo período. Igual ação de improbidade do mandato anterior que corre até hoje é nada foi feito. Tudo acaba em pizza.

  • Rosana

    Rosana

    Novidade .É tão comum ver veículos públicos circulando na cidade ou em residências de funcionários domingos e feriados, afsssss,falo pq eu ja vi várias vezes

  • Jurandir

    Jurandir

    Só o Marmitex, tinha que investigar era toda a esfera pública para ver onde muito material esta sendo usado, (para fins particulares) e depois o cidadão não consegue certas coisas pois não tem material de expediente. Não são todos os setores mas acontece, muitos funcionários acha que o setor que trabalha é o escritorio particular, pode fazer e desfazer.