Murilo desdenha dos servidores municipais ao responder pergunta sobre reajuste salarial

Prefeito desdenhou de pergunta sobre reajuste salarial que já deveria ter sido concedido (André Bento)
Prefeito desdenhou de pergunta sobre reajuste salarial que já deveria ter sido concedido (André Bento)

Passados mais de dois meses desde a data-base para o reajuste salarial do funcionalismo público, o prefeito Murilo Zauith (PSB) demonstra não ter qualquer preocupação com o setor em Dourados. Na manhã desta quinta-feira (3), durante evento na prefeitura, ele desdenhou de pergunta sobre as cobranças feitas pelos sindicatos e não deu qualquer prazo para atender a esse direito dos servidores.

 

Leia também:

-Trabalhadores da Saúde prometem paralisação dia 10 contra cortes e falta de reajuste salarial

-Trabalhadores em Educação de Dourados podem entrar em greve

-Servidores municipais querem saber quando Murilo vai propor reajuste salarial

A data-base para esse reajuste venceu no dia 1º de maio. Desde então, o descontentamento do funcionalismo público cresce. Trabalhadores da Saúde e da Educação cogitam deflagrar greve. O primeiro grupo para no próximo dia 10 em protesto. Já os educadores projetam para o dia 15 o início de uma paralisação por tempo indeterminado.

Mesmo diante de toda essa pressão sindical, Zauith desdenha de qualquer cobrança. “Eu penso que você deve estar muito preocupado. Você deve ter algum parente, alguma pessoa ligada a isso, porque a prefeitura tem contato diretamente com os sindicatos e tem um bom diálogo com eles”, afirmou com ironia o prefeito ao responder a questionamento feito pela reportagem da 94 FM.

Com essa postura o chefe do Executivo demonstra não ter qualquer preocupação com o funcionalismo público. Ele desconsidera que o quadro de servidores do município conta com pelo menos 4.500 trabalhadores. São pessoas que precisam arcar com o índice inflacionário de 6,28%, mas não obtiveram nem ao menos essa reposição em seus vencimentos.

Além disso, Zauith é desmentido pelos próprios servidores públicos quando afirma manter diálogo com as organizações sindicais. Tanto o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) quanto o Fórum dos Trabalhadores em Saúde queixam-se da falta de respostas da administração municipal para requerimentos enviados com essas cobranças.

Os educadores já anunciaram que iniciam greve no próximo dia 15. “O governo já deveria ter concedido 8,32% para o magistério e 6,15% para o administrativo, uma vez que isto passou por negociação coletiva e que a data base era abril”, alegam.

“As categorias requerem o cumprimento da Lei Municipal 107/2006, em seu art. 282, sobre reajuste do piso salarial dos servidores públicos municipais, que deve acontecer anualmente, retroativo à data base (abril de 2014), correspondente ao dissidio coletivo obrigatório, o que não aconteceu até a presente data (sic)”, pontuam os servidores da Saúde.

FOLHA NO LIMITE

Segundo o Procurador-Geral do Município, Alessandro Lemes Fagundes, o reajuste do funcionalismo público ainda não foi concedido porque a folha de pagamentos da prefeitura está no limite do que é permitido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), 54% da receita líquida.

“O nosso valor prudencial está no limite. Estamos trabalhando com a faixa de 54% de folha de comprometimento”, informa. Segundo o procurador, um estudo está sendo realizado para apurar a viabilidade do reajuste. Mas isso não tem nem ao menos um prazo para acontecer.

“Estamos realizando esse estudo e aguardando um posicionamento junto ao departamento técnico para ver a viabilidade nesse período nosso se há a possibilidade de concessão ainda para esse mês ou posteriormente para data futura”, diz. “Estamos dentro do período de quatro meses para adequar”.

Segundo o procurador, a única medida tomada pela prefeitura até o momento foi “reduzir custos, aqueles extraordinários, hora-extra, plantões, esses valores extraordinários e reduzir folha também”.

Quando à possibilidade de greve na Educação e na Saúde, Alessandro considera que “é preocupante porque o Executivo tem a sensibilidade de saber que tem que repassar esses valores, só que também temos o comprometimento nosso legal para poder respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

SEM COBRANÇAS

Mesmo com a comprovada incapacidade do Poder Executivo para reajustar os vencimentos do funcionalismo, não há cobranças efetivas por parte do Legislativo. O presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM), diz aguardar o resultado dos estudos técnicos promovidos pela prefeitura.

“Existe na Câmara um pedido do sindicato dos professores para que a Câmara intermediasse essa questão desse reajuste. A prefeitura está fazendo toda adequação, porque para que a prefeitura possa dar o reajuste ela tem que atender dispositivos legais, ela não pode ultrapassar o limite de gasto com o pessoal. Ela está reajustando a folha para poder chamar as categorias e discutir esse aumento. Essa é foi a informação que a gente tem do setor financeiro da prefeitura”, explicou.

O chefe do Legislativo municipal também enfrentou dificuldades para reajustar os salários na Câmara. Somente no final do mês passado ele conseguiu aprovar o percentual de 6,28% para efetivos (concursados) e comissionados (nomeados). Isso só aconteceu na sessão ordinária do dia 24 de junho, embora a data-base tenha vencido em 1º de maio.

“Simplesmente se a prefeitura ou a Câmara der esse aumento aleatoriamente e ultrapasse esse valor [previsto na LRF] tem responsabilidade para o prefeito e para o presidente da Câmara. A Câmara fez sua adequação e deu para poder dar o aumento e a prefeitura está fazendo ainda esse estudo para poder conceder esse direito para os trabalhadores”, ponderou Idenor Machado.

Ouça

 

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Karina Matos

    Karina Matos

    Sr prefeito, diálogo não paga conta.

  • renata

    renata

    gente já é hora de tirarmos esse homem da prefeitura se não tem compromisso com o povo então deve sair... direitos conquistados pelos servidores ele tira devemos fazer o mesmo com ele.Aposto q ele não tirou um centavo do salario dele. Vamos acordar Dourados...

  • Fabricio

    Fabricio

    o ver. Ishi desceu a lenha na sessão passada, falou que o murilo parece inimigo os servidores, por q so tem tirado direito dos servidores, como a licença premio dos professores. os outros vereador, ninguem fala nada, eh impressionante, tudo comprado pelo murilo, eh uma vergonha. o bebeto, mesmo ta mais preocupado com os produtores rurais. o ishi preocupado com os servidor sem salario e o bebeto falando das dificuldades dos produtores. uma cena ridiculo desse bebeto.

  • Marcos

    Marcos

    Corta os comissionados que utilizam a prefeitura como um bico, não cumprem horário, não honram o serviço publico

  • Patricia

    Patricia

    Ow vontade de saber o que teria acontecido se a Keliane tivesse na prefeitura...... acredito que bem melhor do que está neste momento!!!

  • Joyce

    Joyce

    Simplesmente uma vergonha...... em muitos países política é coisa séria!! Aqui no Brasil é assim..... o prefeito falando essas coisas, vereador fungando no pescoço dele e o povo se lascando!!!!

  • Erivaldo

    Erivaldo

    Nada mais me surpreende vindo da atual administração douradense, uma vez que o atual prefeito não passa de um capacho do atual governador. Dizem que o Brasil é um país de plena democracia, infelizmente o que temos presenciado nos últimos ano são gestores fazendo o que querem e passando por cima das leis.

  • Aparecida

    Aparecida

    Nossa quem imaginava que esse Murilo seria assim depois que enganou o povo, mas fique certo de uma coisa, não podemos esquecer o que ele fez e nem o que está fazendo, nunca mais vai ganhar confiança e nem o voto do povo Sr. Murilo, Parabéns pelas cagadas que está fazendo em Dourados, antes o Ari Artuzzi , pelo menos ele tinha consideração pelos pobres e trabalhadores.

  • ana

    ana

    esse tal prefeito murilo, se acha acima do bem e do mal pensa que pode fazer tudo que quizer, ele não parou pra pensar o poder que o povo tem, colocamos esse cara la é simples é so tirar.

  • claudia

    claudia

    SOCORROOOOO,NÃO PODEMOS AGUENTAR MAIS DOIS ANOS ESSE PREFEITO,TEMOS QUE TIRAR ELE DA PREFEITURA , SOCORROOOOOOOO!!!!!

  • Sandra

    Sandra

    E para o aumento dos diretores de 85%....a prefeitura Tinha dinheiro....uma vergonha esse prefeito.

  • concursado

    concursado

    TEM MUITO DGA MAMANDO NA TETA, MANDA EMBORA E FAZ UM LIMPA, AI SOBRA PRA DAR O AUMENTO PRO RESTO QUE PRECISA.

  • roberto

    roberto

    não tem palavra,não cumpre o combinado,,pelo que sei não vinha mantendo dialogo nenhum,tentando empurrar com a barriga,ele se esquece que novas eleiçoes virão,a carreira dele acabou,vamos sofrer até o final deste mandto,mas termina.

  • eliane

    eliane

    que coisa basta da uma mudada no quadro de cargo de puxa saco dele que por sinal é muito bem pago ai sim vai ter dinheiro para almentar o salario dos trabalhadores né prefeito ta na hora de você acorda murilo

  • Antonia

    Antonia

    Se exonerasse o cargo de confiança da clinica da mulher que vem assediando moralmente as funcionárias e que o prefeito nada fez ainda, mesmo depois da denuncia feita pelo MPE, com certeza ele conseguiria fazer o reajuste.

  • Jeremias

    Jeremias

    54%. Se tirar metade desses contratados que foram cabo eleitorais e que hoje sao contratados de repente o Sr. Prefeito consiga dar o reajuste justo e necessario. Alem disso esse prefeito nunca se importou com o pobre. Nao seria agora...bom, enquanto isso tem secretario de determinadas pastas ficando com grana preta na conta. Alem disso fazer contencao de despesa e querer de toda forma privatizar aeroporto e rodoviaria bem em epoca de campanha!? É de assustar.

  • juliana Hrey

    juliana Hrey

    Não há duvidas que e a pior administração de todos os tempos , os proprios secretários aqueles poucos que ainda querem fazer alguma coisa ja estão cheios tambem de tanta confusão que ele e seu atual secre de fazenda vem fazendo juntos a prefeitura. O duro que a justiça esta cega, merenda faltando, professores falando em greve , SAÚDE VAI PARAR ??? MEU DEUS AONDE VAMOS PARAR , por favor alguém investigue, apure esses fatos. A grande maioria dos servidores efetivos ou não estão insatisfeitos , usuários, tudo ruim. E se assistindo de camarote.Olha o caso da nomeada que desfaz das funcionários la no CAM , até ontem estava la cantando faceira.Então os maus sobrevivem???? SOCORROOO DOURADOS PEDE SOCORRO

  • Marisa duarte

    Marisa duarte

    Falavam do Ari Artuzi, que era analfababeto , mas com certeza era melhor administrador que o Murilo,pior prefeito que Dourados já teve , a FETEMS veio intermediar e estudos comprovam que o aumento não comprometerá a Lei de responsabilidade Fiscal

  • Patricia

    Patricia

    Quando o, então prefeito na epoca, Tetila mantinha o dialogo com os sindicatos e sempre cumpria os acordos, o povo reclamava, alias sempre vão reclamar, é impossivel agradar a todos!! Cade os seminarios para os professores que tinha todo ano na adm.do Tetila?! Alias, o petista foi o unico prefeito que realmente valorizou a classe dos profºs e deu importancia para educação e para os demais servidores municipais. Votei sim para o murilo e estou amargamente arrependida. Vaga na creche agora so meio periodo, vacinas no psf, pelo menos do cachoeirinha, so 2x na semana e ate 14h, as vezes ate as 15h... E ai, vamos continuar nessa mesmice?!!

  • Eduardo Oswaldo

    Eduardo Oswaldo

    "Eu penso que você deve estar muito preocupado"........isso é tipico de um prefeito dorminhoco e e sem equipe, a imprensa tem sim prefeito que estar preocupada....a função da imprensa é de informar, agora quanto a quem tem parentes ligado a administração publica é outra coisa né prefeito......é fácil de saber quem ....aliás todos em Dourados sabem !!!

  • Valdemir

    Valdemir

    Murilo, entendi agora! é a sua mulher que comanda todos os negócios da família, porque vc demonstra não saber nada de administração, o povo de Dourados é muito pacifico, você é muito ruim, to com saudade do Tetila, o eleitor tem que manter distancia de você tem que ficar bem longe...

  • Henrique

    Henrique

    Sempre mantém contato mas não cumpre o que fala não é prefeito? Sem dúvida o pior prefeito que Dourados já teve! Saudade do Tetila e do Ari Artuzi!