Muro feito quando avenida era corredor de carroças, há 50 anos, motiva processo

Prefeitura de Dourados ingressou no Judiciário com pedido de reintegração de posse de calçada do imóvel que serve de garagem para concessionária do transporte coletivo urbano

Área que prefeitura quer desocupar é calçada de imóvel que funciona como garagem da concessionária do transporte coletivo urbano (Foto: Reprodução)
Área que prefeitura quer desocupar é calçada de imóvel que funciona como garagem da concessionária do transporte coletivo urbano (Foto: Reprodução)

Um muro construído há aproximadamente 50 anos, quando trecho da Avenida Weimar Gonçalves Torres era descrito como um “corredor de carroças”, motivou a Prefeitura de Dourados a acionar a Justiça. Por causa dos riscos provocados pela edificação que invade toda a calçada na esquina com a Rua Doutor Wanilton Finamore, quer a reintegração de posse do passeio público que margeia o imóvel onde funciona a garagem da Viação Dourados, concessionária do serviço público de transporte coletivo urbano.

Em trâmite sob o número 0807928-26.2018.8.12.0002, o processo de Reintegração/Manutenção de Posse foi distribuído por sorteio à 6ª Vara Cível da comarca, cujo titular é o juiz José Domingues Filho. Concluso para despacho desde segunda-feira (27), por ter um desfecho, ainda que parcial, já nos próximos dias.

Nessa ação, a prefeitura pede em caráter liminar (decisão de efeito imediato e provisório) que a Justiça expeça mandado de “Reintegração de Posse com determinação de demolição para imediato cumprimento pelo Sr. Oficial de Justiça, lavrando-se após o circunstanciado auto de reintegração e demolição”.

Parede que cerca garagem da Viação Dourados invade calçada na Avenida Weimar Gonçalves Torres (Foto: Reprodução)
Parede que cerca garagem da Viação Dourados invade calçada na Avenida Weimar Gonçalves Torres (Foto: Reprodução)

PRAZO PARA DESOCUPAÇÃO

Na petição, a procuradoria do município cita “diligência de rotina realizada pelo fiscal de obras Fabio Barbosa de Souza no dia 17.02.2017, conforme estar a informar o Auto de Notificação no. 6.632/2017-SEMID, anexo, constatou-se estar a Requerida a ocupar irregularmente parte do passeio público-calçada inerente a Quadra 96, outrora denominada por Quarteirão no. 96, do Bairro Cabeceira, com testada para a Avenida Weimar Torres, com implantação de benfeitorias (muro-parede-garagem), além dos limites do imóvel, ao que foi instaurado o Processo Administrativo no. 6.759/2017 de constatação de ocupação de área pública, com objetivo de desobstruir e regularizar o passeio público-calçada ocupados pela Requerida”.

Nessa ocasião, foi expedida notificação com prazo de 15 dias “para desocupação da área, com demolição das benfeitorias nela implantadas (muro e parte de uma garagem)”. Mas o caso não acabou. Desde então, a empresa usuária do espaço tem buscado junto à administração municipal meios de prorrogar o prazo de ocupação do espaço por três anos, período necessário para fazer a mudança para outro local.

CORREDOR DE CARROÇAS

Contudo, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Planejamento concordaram em dar seis meses para essa transição. Insatisfeito, o representante legal da Viação Dourados, Marcelo Saccol, requereu dilação do prazo por mais 180 dias em ofício datado do dia 18 de abril. Nessa ocasião, informou que a parede foi construída no final da década de 1960 e aprovada pela prefeitura nos anos de 1971 e 1973, antes mesmo da primeira Lei de Uso e Ocupação do Solo.

“Quando da construção da referida parede, sequer existia a Avenida Weimar Gonçalves Torres, naquele local, tanto que, na primeira imagem de satélite do Município de Dourados tirada no ano de 1965, fica demonstrado nitidamente que a região ao fundo do terreno (onde se encontra as garagens) eram áreas de fazendas e a Avenida Weimar Gonçalves Torres um simples corredor de carroças”, detalhou.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • cleo

    cleo

    e sim mais uma obra pra morder um tiquim a mais. custo caro, eperem pra ver

  • viviane

    viviane

    sobre a questão de liberar a calçada por causa de pessoas com deficiência acho muito justo, agora cá entre nós a prefeitura deveria focar no que realmente a população de Dourados está precisando, que é tapar esses buracos, gente isso está horrível, a Rua joão Vicente Ferreira ta virando rua de chão e é praticamente inteira assim, e pior ñ é isso, e qdo esse pessoal do tapa buracos aparece p arrumar abrem mais os buracos para fazer os consertos e vão embora?? e foi isso que aconteceu na r. João Vicente Ferreira, no jd Ouro Verde fizeram isso aqui 3x e até hj não arrumaram, afinal de contas nos todos pagamos impostos pq só algumas ruas recebem benfeitorias constantes?? é justo pagarmos impostos tão altos para privilegiar somente alguns bairros??ta uma vergonha essa administração e ñ falo só da prefeita ñ, afinal antes dela temos nossos ilustres vereadores que nunca aparecem para ver a situação de nossa cidade, mas na época de campanha eleitoral vem de casa em casa pedir votos cadê eles agora para saber o que realmente a população deseja?? tapar os buracos ou 100mts de calçada que nunca fez diferença para os douradenses

  • Luiz

    Luiz

    E na Monte Alegre tudo continua quase igual antes da proibição de estacionar de um lado da via, muitos param mesmo sendo proibido e muitos carros estacionam nas calçadas, tem que o pedestre andar na rua, e essa rua é um movimento intenso. E isso vai do Ouro Verde até o Maracanã.
    Difícil!

  • anna

    anna

    Gente confesso que sou leiga nesses assuntos, mas sou a favor do progresso sim!
    Tem tanta coisa a ser feito em Dourados !!! Eu moro ali próximo e nunca me atrapalhou e se perguntar a população em que mexer em Dourados provavelmente aquele muro estará no final da lista !!! É uma avenida passa mais carro do que pedestre pra que mexer ali? Não estão arrumando as calçadas quebradas imagina derrubar muro pra fazer calçada!! Vamos arrumar as calçadas quebradas, arrumar os buracos não por luxo por necessidade mesmo, vamos arrumar a ciclo faixa da rua João Vicente Ferreira nem placas mais existe e ainda existem ciclistas e pedestre que utilizam aquelas faixas!! Ficar brigando na justiça por causa de um muro!! Pergunta pra população o que ela quer!!!!

  • Sandra

    Sandra

    Já passou da hora.Sempre achei um absurdo aquele muro!

  • Belarmino Pereira dos Santos

    Belarmino Pereira dos Santos

    O progresso é bom - nossas avenidas mostram a imagem de nossa cidade....
    Aproveito para pedir a prefeitura que se importe um pouco mais com a pista de caminhada em frente ao PAM - ao HEMOCENTRO - ao SESI...porque tem calçadas quebradas - tem lixo - no espaço entre uma limpeza e outra o mato cresce - e é grande o número de pessoas que caminha ali todos os dias - se nos atenderem OBRIGADO

  • Luiz Silva

    Luiz Silva

    Verifica-se verdadeiramente o que esta acontecendo!!
    A empresa adentra a calçada para locupletar deste espaço.
    Pensando nos transeuntes, deficientes, o Município com sua bela atitude toda ciência do ocorrido e sim requer o que é de direito do cidadão Douradense.
    Parabéns os Procuradores do Município, ao Ministério Público e Secretaria de Planejamento pelo belo trabalho.
    Assim tem que fazer em toda a cidade.

  • vando...

    vando...

    Sera que ela vai pedir do Hospital Evangélico Também..e a caixa D' agua do ABV aqui perto da escola Maria da Gloria que esta na calçada a Caixa D' agua e o poço....

  • francisco silvaa

    francisco silvaa

    ALI ERA O CAMPO DE BASEBOL, E DEPOIS VIROU O CAMPO DO GUARANI DA CABECEIRA ALEGRE, N O OUTRO LADO DA RUA FUNCIONAVA A SERRARIA COI MASA, NA FRENTE BRASMEM ALGODOEIRA, AONDE ESTA SERTÃO ERA O DEPOSITO DE MILHO DO QUARTEL, ESTA PAREDES FORAM CONSTRUIDA PELO O SENHOR JOSE PRETO QUE ERA NOSSO VIZINHO NA RUA MARIA DA GLORIA.

  • Henrique

    Henrique

    Parabéns à Prefeitura que pensa na segurança dos transeuntes do passeio público, garantindo acesso sem colocar em risco a população.

  • Jurandir

    Jurandir

    Prefeitura com mais uma BARBEIRAGEM. Vai Vendo!!!!