Na semana do trânsito, flagrante mostra que conscientização não chega a todos

Uso irregular de vaga exclusiva para deficientes físicos foi flagrado um dia depois de manifestação de cadeirantes no centro de Dourados

Caminhonete em vaga para deficientes físicos não tinha identificação para estacionar ali, segundo leitor (Foto: 94FM)
Caminhonete em vaga para deficientes físicos não tinha identificação para estacionar ali, segundo leitor (Foto: 94FM)

Um flagrante enviado à 94FM por leitor que preferiu não ter o nome revelado mostra que mesmo na Semana do Trânsito, quando campanhas de conscientização são desenvolvidas na cidade, regras básicas previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) são desrespeitadas em Dourados. Nesse caso, uma vaga para deficientes físicos era ocupada de forma irregular.

A imagem que ilustra essa matéria foi captada no final da tarde de sexta-feira (22), na Avenida Weimar Gonçalves Torres. Um dia antes, na quinta-feira (21), cadeirantes haviam desenvolvido a campanha "hoje essa vaga não é sua nem por 1 minuto", ocasião em que deixaram suas cadeiras de rodas estacionadas por todo um quarteirão da Avenida Marcelino Pires.

Cadeirantes fizeram manifestação com pedido de respeito às suas vagas um dia antes do flagrante de desrespeito (Foto: A. Frota)
Cadeirantes fizeram manifestação com pedido de respeito às suas vagas um dia antes do flagrante de desrespeito (Foto: A. Frota)
Conforme prevê a legislação de trânsito do Brasil, estacionar de forma irregular (sem identificação) em vagas para deficientes físicos configura uma infração gravíssima, com punição prevista de perda de 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 293,47.

Apesar disso, o flagrante feito pelo leitor da 94FM não resultou em qualquer punição. Embora as atividades da Semana de Trânsito tenham iniciado no dia 16 e só encerrem na quarta-feira (26), a imagem da enorme caminhonete sobre a vaga exclusiva para deficientes físicos deixa evidente que mesmo com as campanhas realizadas pela Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito), a conscientização não chega a todos.

"Notamos que o respeito tem melhorado, mas em vagas 'rápidas' como em bancos e farmácias, ainda temos muito desrespeito. Quando isso acontece, um cadeirante, por exemplo, se estaciona longe da rampa, precisa ir, às vezes, por locais difíceis até ter acesso à rampa e isso é sinônimo de perigo. Precisamos sempre trabalhar essa conscientização e contamos com o apoio de todos", explicou Alex Morais, do Centro de Apoio ao Deficiente Físico, em matéria divulgada pela Prefeitura de Dourados um dia antes do flagrante que ilustra essa matéria.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Ailton morais

    Ailton morais

    ...FISCALIZAÇÃO JÁ...

  • Ailton morais

    Ailton morais

    Por onde anda os"agentes"de trânsito de dourados,outro dia pesenciei uma colisão envolvendo dois veículos logo na entrada do guaicurus,e por acaso tinha uma viatura dos "agentes",falta fiscalização nos bairros,rua monte alegre mesmo cade vocês para ficalizarem os locais onde estão proibido estacionar,ficam andando a ermo aí pela cidade parecem que estão perdidos,meio sem saber o que fazer....agora aplicar multas e reter veículos é com vocês mesmo....senhores"agentes"de trânsito...até veículos oficiais já presenciamos estacionados em vagas determinadas...né senhores "agentes".

  • Edivan

    Edivan

    Isso acontece todos os dias e em vários pontos da cidade, mas eu faço as seguintes perguntas: Por onde anda os agente da AGETRAN????? Ou será que eles passaram por e viram que era um carro de luxo e não quiseram multar para não ter o trabalho de rasgar a multa depois, pois o dono pode ser amigo de um vereador ou de alguém de dentro da prefeitura?????????

  • Eduardo

    Eduardo

    Além de educação e respeito, falta fiscalização.

  • Leandro

    Leandro

    Fiscalização ausente.