No trimestre mais seco, Dourados já soma 30 dias sem chuva após leve garoa

Dourados completa 30 dias de seca total nesta sexta-feira (Foto: Aviação Regional de Dourados/Reprodução)
Dourados completa 30 dias de seca total nesta sexta-feira (Foto: Aviação Regional de Dourados/Reprodução)

Dourados completa nesta sexta-feira (13) um período de 30 dias sem chuva. Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, o mais recente registro ocorreu em 12 de junho, mas não passou de uma garoa de 2 milímetros. Em pleno trimestre mais seco do ano, as previsões atuais indicam 60% de probabilidade de chover 17 milímetros somente na próxima quinta-feira (19). 

Com base em análises obtidas desde 1979 por sua estação agrometeorológica, o Boletim Guia Clima aponta chuva média mensal de 48.4 milímetros em julho em Dourados. Contudo, até agora não pingou uma única gota d’água vinda dos céus na cidade. Toda essa secura é típica da época do ano e só deve acabar efetivamente a partir de setembro, quando são esperados 99.7 milímetros.

Em junho, apesar dos 70.4 milímetros esperados, só caíram 11.4 milímetros, o segundo menor índice para o período desde 2010, quando choveu 2 milímetros. E para agosto a média histórica indica uma previsão de apenas 47.5 milímetros de chuva em Dourados.

Conforme dos dados da Embrapa Agropecuária Oeste, em junho houve somente três datas chuvosas em Dourados e a maior chuva ocorreu no dia 2, com apenas 5 milímetros. Desde então, foram 0.4 milímetros no dia 3, 0.9 milímetros no dia 4, 0.4 milímetros no dia 5, 1.5 milímetros no dia 7, 0.1 milímetros no dia 8 e os 2.0 milímetros do dia 12, a mais recente precipitação pluviométrica registrada no município.

Mas essa seca toda pode acabar já na próxima semana. De acordo com o Portal Climatempo, há 60% de probabilidade de chover 17 milímetros na próxima quinta-feira, dia 19, e mesmo percentual para 4 milímetros na sexta-feira (20).

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.