Novo secretário de Educação já multou professores por ‘protesto barulhento’

Em 2016, quando era diretor-presidente do Imam, Upiran repreendeu educadores durante manifestação que gerou multa ao sindicato da categoria

Em julho de 2016, no comando do Imam, Upiran repreendeu educadores por profesto barulhento e multa foi aplicada a educadores (Foto: Divulgação/Simted)
Em julho de 2016, no comando do Imam, Upiran repreendeu educadores por profesto barulhento e multa foi aplicada a educadores (Foto: Divulgação/Simted)

Nomeado pela prefeita Délia Razuk (PR) na segunda-feira (5) para comandar a Secretaria Municipal de Educação e tentar sair da crise que afeta as aulas de quase 27 mil estudantes por falta de professores nas escolas da rede do município, Upiran Jorge Gonçalves da Silva já é conhecido dos educadores. Em 2016, ele aplicou multa ao sindicato que representa a categoria por excesso de barulho durante um protesto realizado no Centro Administrativo Municipal contra o então mandatário, Murilo Zauith (PSB). 

Leia também: 
-Prefeitura anuncia novo secretário de Educação; é o quarto deste mandato

Naquela gestão, o promotor aposentado ocupava o cargo de diretor-presidente do Imam (Instituto do Meio Ambiente) de Dourados. Foi ele quem comandou a fiscalização que constatou poluição sonora na manifestação encampada pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Upiran já aplicou multa em sindicato que representa educadores do município (Foto: Divulgação/Simted)
Upiran já aplicou multa em sindicato que representa educadores do município (Foto: Divulgação/Simted)

ITENS BARULHENTOS

“O volume dos decibéis chegou a 70,72 em vários pontos do CAM e isso é contra a lei, gera perturbação do trabalho dos servidores ali. O Simted foi notificado, inclusive conversei pessoalmente sobre a situação, se tivessem se posicionado um pouco mais distante com itens menos barulhentos, não aconteceria isso", argumentou à imprensa na ocasião. 

O então diretor-presidente do Imam referia-se a fiscalizações feitas nos protestos realizados pelo Simted nos dias 24 e 28 de junho de 2016.

MAIS MULTA

Em 2014, o sindicato também já havia sido multado pelo Imam por que "os ruídos propagados no local [de manifestação] estariam atrapalhando o bom andamento do serviço público do Centro Administrativo Municipal”, conforme relatado pelo fiscal.

À época, a multa aplicada foi de R$ 4,8 mil e o sindicato foi notificado a “paralisar imediatamente as manifestações utilizando aparelhos amplificadores de sonorização ou qualquer outro tipo de equipamento que produzam/propagam ruídos acima de 60 decibéis a menos de 100 metros de distância do Centro Administrativo Municipal”.

Protesto de educadores realizado em 2014 motivou multa por poluição sonora (Foto: Divulgação/Simted)
Protesto de educadores realizado em 2016 motivou multa por poluição sonora (Foto: Divulgação/Simted)

EDUCADORES REPREENDIDOS

Na multa de 2016, quando educadores estavam em greve e cobravam o então prefeito Murilo Zauith sobre o cumprimento de acordos salariais, Upiran repreendeu os sindicalistas ao recebê-los pessoalmente junto ao secretário de Administração da época, João Azambuja. 

Em resposta, representantes do Simted classificaram a notificação e posterior multa do Imam como uma manobra política do então prefeito na tentativa de calar o movimento grevista.

NOVO DESAFIO

Agora, Upiran tem novo desafio na administração pública municipal, como titular de uma pasta travada por denúncias de irregularidades na contratação de professores temporários. Levadas ao MPE justamente pelo Simted, as informações de atos ilegais culminaram na ação civil pública que gerou até busca e apreensão nas dependências das secretarias municipais de Administração e de Educação.

Com ordem judicial para convocar professores aprovados em concurso público, o município não conseguiu ainda normalizar os quadros funcionais das escolas e centros de educação infantil do município. Essa situação tem forçado dispensa de alunos e gerado críticas de pais e responsáveis pelas quase 27 crianças matriculadas na rede.

Mas o novo secretário de Educação manifesta otimismo. “Não existem problemas sem solução, e não podemos ver, também, a Educação como um problema, muito pelo contrário. Assumimos com a consciência clara de que o que tiver que ser feito, será feito”, afirmou em comunicado distribuído ainda na manhã de ontem.

*Matéria editada para correção de informação. O ano da multa aplicada por Upiran enquanto diretor-presidente do Imam foi 2016. Em 2014, também houve aplicação de multa, mas o instituto era comandado por outro servidor.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • MARCIO

    MARCIO

    CARO JEFERSON, A IDEOLOGIA DESSE RAPAZ DA FOTO NÃO SE DISCUTE !!! É CRIME USAR ESSA CAMISETA ?? QUE EU SAIBA NÃO !! E OUTRA, É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO ASSEGURADO A ELE PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. JA OUVIU FALAR NA MARCHA DA MACONHA ?? É LICITA SABIA ?? STF DECIDIU QUE É A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO . """ ESCOLA COM PROFESSOR JA"""" ????

  • Jeferson

    Jeferson

    Esta ultima foto desta matéria denota bem o cunho ideológico da manifestação que provocou a poluição sonora. No meio dos manifestantes, que alias, muitos de camiseta vermelha, tem um com a camiseta de uma assassino, ditador, homofóbico e nazista que é o "Che Guevara". Como uma classe de profissionais tão importante da sociedade se deixa ser levada pela ideologia comunista e mais, transmitindo para os alunos essas ideias comunistas fracassadas, ao invés de lecionar ensinos básicos da grade curricular. """Escola sem partido JÁ!!!!!!!!!""""