Obra para consertar cratera na Avenida Presidente Vargas deve durar até 15 dias; vídeo

O tráfego na pista sentido Dourados a Itaporã está liberado, mas, poderá ser interditado ainda hoje.

  • Karol Chicoski
Buraco tem aproximadamente dez metros de profundidade - Fotos: Adalberto Domingos
Buraco tem aproximadamente dez metros de profundidade - Fotos: Adalberto Domingos

O período para consertar a cratera que se formou na Avenida Presidente Vargas, entre as ruas Suíça e General Câmara, a última do BNH 3º Plano, é entre 10 a 15 dias, de acordo com a Prefeitura de Dourados. 

Desde ontem (2), quando a via foi interditada por perigo de desabamento, equipes trabalham no local, inclusive, no período da noite. O asfalto já foi cortado e foi constatado que o buraco tem cerca de dez metros de profundidade. Todo esse trecho vai ser refeito e, só depois  desse trabalho que a via será liberada.

De acordo com a administração municipal, essa situação aconteceu porque a obra é antiga e a tubulação do Córrego Laranja Doce cedeu com a chuvarada.

Por enquanto, o trânsito está sendo desviado para a Rua Hayel Bon Faker, que liga o Centro ao Jardim Europa. A interdição está sendo monitorada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e pela Guarda Municipal, em plantão 24 horas. O tráfego na pista sentido Dourados a Itaporã está liberado, mas, poderá ser interditado ainda hoje. 

De acordo com o engenheiro Jorge Hamilton Torraca, no local houve o solapamento do solo, provocando um complexo processo erosivo. As escavações atingem uma altura aproximada de dez metros. A máquina trabalha para rebaixar o corte do aterro, e aí então descer para uma segunda plataforma.

“Nas condições atuais não há como prosseguir com a escavação até o nível onde passa o córrego; será necessário fazer o trabalho em duas rampas, pois a máquina não alcança até onde é preciso proceder a limpeza e retirada dos entulhos formados inclusive pela antiga tubulação. Houve o escoramento, um fato chamado “dupping” de solo, que removeu a terra de argila e jogando-a na tubulação antiga, responsável pela drenagem embaixo da pista; uma obra que tem mais de 50 anos”, disse o engenheiro. 
Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Reynaldo Osri

    Reynaldo Osri

    Ainda bem que temos uma solucao para os buracos das rua de dourados... quando chegar neste tamanho em 15 dias serao tampados.. ufaaa to mais aliviado agora sabendo disso.

  • Everton

    Everton

    48hs, durou no Japão a obra, e era muito maior e muito mais criterioso o serviço, Aki no Brasil, especificamente em Dourados, 15 dias e será super faturado consertesa...
    https://recordtv.r7.com/jornal-da-record/videos/japoneses-dao-show-de-eficiencia-ao-fechar-cratera-gigante-em-dois-dias-06102018