Operação contra fraude em licitação envolvendo políticos, servidores e empresários é deflagrada em Dourados

No total, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva em Dourados e 16 mandados de busca e apreensão, no município e em Campo Grande.

  • Karol Chicoski e Sidnei Bronka
Polícia recolhendo documentos em uma empresa localizada na avenida Presidente Vargas (Foto: Sidnei Bronka)
Polícia recolhendo documentos em uma empresa localizada na avenida Presidente Vargas (Foto: Sidnei Bronka)

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) a ‘Operação Pregão’, que investiga crimes de fraudes em licitação de empresas envolvendo políticos e funcionários públicos. Estão participando da operação 13 equipes, compostas por aproximadamente 75 policiais militares, civis e servidores, além dos seis promotores de Justiça de Dourados e Campo Grande.

No total, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva em Dourados e 16 mandados de busca e apreensão, no município e em Campo Grande, todos expedidos pelos Juízes de Direito Luiz Alberto de Moura Filho e César de Souza Lima (em substituição legal) da 1ª Vara Criminal de Dourados. 

Os nomes dos acusados ainda não foram divulgados. 

Participaram da ação o Ministério Público Estadual, através do promotor de Justiça Ricardo Rotunno, da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, com o apoio dos promotores Élcio Félix D’Angelo, Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior e do promotor coordenador do Grupo Especializado no Combate à Corrupção/MPMS (Gecoc), Dr. Adriano Lobo Viana de Resende, e das autoridades policiais do  Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope), Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron).

De acordo com a promotoria de Justiça, “as investigações tem o objetivo de esclarecer a atuação de uma suposta organização criminosa composta por agentes públicos, políticos e empresários, visando a pratica de diversos crimes incluindo fraude em licitação, falsificação de documentos, advocacia administrativa, além do crime contra a ordem financeira e da incidência na conduta descrita da Lei Anticorrupção, sem prejuízo de outros, especialmente em razão de fraudes em licitações e contratos públicos, praticados, em tese, durante a atual gestão municipal.”

Até o momento, mandados de busca foram cumpridos na Prefeitura de Dourados e em uma empresa localizada na Avenida Presidente Vargas. 

O nome Operação Pregão está se referindo à modalidade de procedimento licitatório mais utilizada pelos investigados em sua atuação.

Mandados de busca sendo cumpridos na Prefeitura de Dourados
Mandados de busca sendo cumpridos na Prefeitura de Dourados

Foto: Sidnei Bronka



Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Carlos

    Carlos

    É um absurdo como estamos sendo roubados por essa quadrilha, e o pior todo mundo sabe, basta ver os serviços que são realizados, todos fraudados, Dourados está abandonada, e simplesmente falam que não tem dinheiro, prefeita é o mesmo que achar que todos são burros e alienados, não chamam do concurso, mas os cargos de confiança estão todos preenchidos, cadê a chamada dos VIGIAS, vaga tem e muitas, mas por que não chamam?
    Por que tinha um monte e do nada some os cargos?

  • Doralice

    Doralice

    Délia nunca mais? Ela provou que estão gostando da gestão dela. Elegendo o filho para Deputado estadual.

  • Sula morel

    Sula morel

    Espero que isso se resolva e não fique só nisso.. Que as pessoas responsáveis por esse ato pague conforme a lei..

  • IÉIÉ

    IÉIÉ

    Eu acho essas operações do MP um desperdício de dinheiro publico. Ao invés de ficar trazendo policiais, deslocando viaturas, deveria era ja construir uma base da policia na própria prefeitura, dai era so entrar nas salas e pegar os ratos. tá explicado a eleição do filhinho da mamãe, se o secretário é sogro dele....

  • Rose

    Rose

    Já estava na hora, so se ver falar que não tem verbas, mas tem cargos de confiança sobrando, vamos tirar esses folgados que estão atrás das mesas.

  • Miguela

    Miguela

    Quando é pra se investir nunca tem, lógico dai sobra mais.....

  • Dulci Gonçalves

    Dulci Gonçalves

    Não há de ter mesmo, ultimamente só estão colocando os cargos de confiança, não sei porque fizeram concurso, se a cada dia que passa, estão só colocando os comissionados. E os concursados nada. MP que remos uma solução. Queremos nosso lugar que foi conquistada com dignidade e muito esforço e duro ver esta realidade da Prefeitura.

  • Nardelio

    Nardelio

    Várias escolas sem coordenação pedagógica

  • Bolsonaro

    Bolsonaro

    Infelizmente escolhemos mal a nossa gestora, Delia razuk nunca mais

  • jhonatan

    jhonatan

    isso pq fui na prefeitura reevindicar um curso de formação para os remanecentes da guarda municipal de dourados para que fosse cumprida a lei federal 13022/2014 e a secretaria da prefeita riu da minha cara e disse que não tem dinheiro, agora ta explicado porque não tem dinheiro!