Órgãos de criança morta em Dourados são doados e levados à capital e para SP
Menino de 12 anos foi atropelado na quinta-feira, permaneceu internado no Hospital da Vida, mas não resistiu e morreu domingo; família autorizou doação que ocorreu nesta madrugada

Após a trágica confirmação da morte de Paulo Otávio Souza Neves, que faleceu aos 12 anos de idade na manhã de domingo (9) no Hospital da Vida, vítima de um atropelamento ocorrido em Dourados, sua família autorizou a captação de órgãos para doação. Equipe médica desembarcou no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira trazida por avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para que rins, fígado e córneas fossem levados à capital do Estado e para São Paulo.
A criança estava de bicicleta quando foi atropelada no cruzamento das ruas Constantino Gomes e José Martins, na Vila Cachoeirinha, quinta-feira (6). Desde então, permaneceu internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, mas não resistiu. Avisada sobre a possibilidade da doação de órgãos, a família autorizou e o procedimento ocorreu entre 23h de domingo e 01h30 desta segunda-feira (10).
De acordo com a Prefeitura de Dourados, que gere a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), por meio da Secretaria municipal de Saúde, foram captados rins, fígado e córneas. “Os órgãos foram escoltados pela Guarda Municipal até ao Aeroporto de Dourados e foram transportados no avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Rins e fígado foram encaminhados para unidade de saúde em Sorocaba- SP e córneas para Campo Grande”, detalha.

Membro da CIHDOTT, a enfermeira Clarinie Bárbara Fortunatti destacou “a sensibilidade da família para a questão que, mesmo muito abalada compreendeu a humanidade presente neste gesto”. “Nosso direcionamento de trabalho é contribuir com essa ação nobre, e tão logo identificamos um potencial doador já iniciamos os trâmites. Destaco o trabalho de todos os envolvidos, que só por meio destes conseguimos continuar sendo referência nacional nestes procedimentos”, afirmou.
Ainda de acordo com a administração municipal, atuaram nessa ação a equipe de captação de órgãos de Sorocaba-SP, OPO (Organização de Procura de órgãos) de Campo Grande, e a Central Estadual de Transplantes. A Guarda Municipal de Dourados fez a escolta das equipes médicas até o aeroporto para agilizar o trânsito no trajeto.