Órgãos de criança morta em Dourados são doados e levados à capital e para SP

Menino de 12 anos foi atropelado na quinta-feira, permaneceu internado no Hospital da Vida, mas não resistiu e morreu domingo; família autorizou doação que ocorreu nesta madrugada

Equipes médicas fizeram captação de órgãos em Dourados para doação (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Equipes médicas fizeram captação de órgãos em Dourados para doação (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Após a trágica confirmação da morte de Paulo Otávio Souza Neves, que faleceu aos 12 anos de idade na manhã de domingo (9) no Hospital da Vida, vítima de um atropelamento ocorrido em Dourados, sua família autorizou a captação de órgãos para doação. Equipe médica desembarcou no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira trazida por avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para que rins, fígado e córneas fossem levados à capital do Estado e para São Paulo. 

A criança estava de bicicleta quando foi atropelada no cruzamento das ruas Constantino Gomes e José Martins, na Vila Cachoeirinha, quinta-feira (6). Desde então, permaneceu internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, mas não resistiu. Avisada sobre a possibilidade da doação de órgãos, a família autorizou e o procedimento ocorreu entre 23h de domingo e 01h30 desta segunda-feira (10).

De acordo com a Prefeitura de Dourados, que gere a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes), por meio da Secretaria municipal de Saúde, foram captados rins, fígado e córneas. “Os órgãos foram escoltados pela Guarda Municipal até ao Aeroporto de Dourados e foram transportados no avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Rins e fígado foram encaminhados para unidade de saúde em Sorocaba- SP e córneas para Campo Grande”, detalha.

Guarda Municipal de Dourados escoltou equipes médicas com órgãos captados para rápido embarque no aeroporto (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Guarda Municipal de Dourados escoltou equipes médicas com órgãos captados para rápido embarque no aeroporto (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Membro da CIHDOTT, a enfermeira Clarinie Bárbara Fortunatti destacou “a sensibilidade da família para a questão que, mesmo muito abalada compreendeu a humanidade presente neste gesto”. “Nosso direcionamento de trabalho é contribuir com essa ação nobre, e tão logo identificamos um potencial doador já iniciamos os trâmites. Destaco o trabalho de todos os envolvidos, que só por meio destes conseguimos continuar sendo referência nacional nestes procedimentos”, afirmou.

Ainda de acordo com a administração municipal, atuaram nessa ação a equipe de captação de órgãos de Sorocaba-SP, OPO (Organização de Procura de órgãos) de Campo Grande, e a Central Estadual de Transplantes. A Guarda Municipal de Dourados fez a escolta das equipes médicas até o aeroporto para agilizar o trânsito no trajeto.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Tayane MIRANDA

    Tayane MIRANDA

    Nossa meu Deus como ainda dói a partida do meu sobrinho,continua cuidando da minha irmã e do meu cunhado, a dor deles não tem fim....

  • Nelly

    Nelly

    Ele era neto do meu primo Gomercindo tbm ja falecido recente ato muito bonito da familia Deus vai amenizar sua dor mãezinha bju.

  • Paula Cristina

    Paula Cristina

    Que gesto lindo

  • ILSON SOUZA PIRES

    ILSON SOUZA PIRES

    só Deus para confortar estes. pais. sem palavras

  • Giseli Rosa Vieira

    Giseli Rosa Vieira

    Descanse em paz Paulo.

  • Rosangela ap. G.dos Santos Lassen

    Rosangela ap. G.dos Santos Lassen

    Que Deus conforte esta familia pelo jesto.Com certeza é dificil neste momento mas o filho está. Vivo em cada órgão

  • Maria de Lourdes Deboleto Alvarenga

    Maria de Lourdes Deboleto Alvarenga

    Lindo gesto de amor ao próximo.

  • Ceneide de assis

    Ceneide de assis

    Parabéns a familia apesar da dor fez um gesto humilde

  • vladimir

    vladimir

    MESMO NESSA HORA DE UMA DOR SEM TAMANHO,A FAMÍLIA TEVE UMA ÓTIMA ATITUDE,QUE DEUS DE MUITA FORÇA PARA VOCES

  • anna

    anna

    Tem pessoas que são exemplos!!! Mesmo no momento de dor que toda a família esta passando eles pensaram no próximo!!!! Que Deus acalente o coração de vocês!!!