Pais de alunos denunciam a situação precária da Escola Municipal Frei Eucário Schimitt

Escola exista há aproximadamente 35 anos e recebeu a última reforma em 1998

  • Alexandre Duarte

Nos últimos dias o canal de reclamações da 94fm tem recebido diversas ligações, de moradores relatando a precária situação da infra-estrutura da Escola Municipal Frei Eucário Schimitt, no Jardim dos Estados, em Dourados.

Conforme informações dos pais dos alunos, um dos maiores problemas são as infiltrações e goteiras, que tomam conta de toda a edificação. “Quando está chovendo não tem para onde correr, chove mais dentro do que fora. Em algumas salas os professores precisam dispensar os alunos, pois não conseguem dar aula quando chove”, relatou um pai que preferiu não se identificar.

A Eucário Schimitt tem atualmente 430 alunos matriculados, que estudam do pré-escolar à quinta série. Os pais reclamam da superlotação no pré e na primeira série. Outra queixa fica por conta da parede da quadra de esportes, que foi feita sem vigas e colunas e ameaça desabar a qualquer momento.

Vigilância Sanitária

Após recebem denúncias, em meados de dezembro, funcionários da vigilância sanitária foram até escola, onde constataram diversas irregularidades e deram um prazo de 90 dias para que providências fossem tomadas. O prazo termina em março e até o momento nada foi feito. Caso a situação não seja solucionada a escola será interditada.

Nova escola

Conforme relatado à reportagem da 94fm, existe há cerca de dois anos, um projeto para a construção de um novo prédio para a escola, no mesmo terreno, mas até o momento nada foi feito. “Tem dois anos que estão falando que vão construir outra escola. Essa é realmente a única solução, não tem como reformar, essa escola tem que derrubar e fazer outra mesmo”, disse outro pai que pediu para não ser identificado.

Trabalho da Comunidade

Ainda segundo informações dos pais, as últimas benfeitorias realizadas na escola foram realizadas com recursos angariados pela comunidade em parceria com os funcionários, que realizam diversas promoções, cujo lucro é revertido em melhorias. Já foram adquiridos aparelhos de ar-condicionado, a fiação elétrica foi toda trocada, foi contruída uma quadra de areia, um playground, entre outros.

Confira outras fotos enviadas pelos pais: