Perita complementa laudo e aponta 261 vagas puras de professores em Dourados

Perícia judicial para descobrir vagas puras é fruto da Operação Volta às Aulas, desencadeada pelo Gaeco em fevereiro de 2018

Perícia judicial para descobrir vagas puras é fruto da Operação Volta às Aulas, do Gaeco (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo))
Perícia judicial para descobrir vagas puras é fruto da Operação Volta às Aulas, do Gaeco (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo))

Laudo complementar apresentado à 6ª Vara Cível de Dourados na sexta-feira (6) pela perita judicial Serrame Borges Alia aponta a existência de 261 vagas puras na rede municipal de ensino para professores de anos iniciais, educação infantil e anos finais. Além disso, o documento que considerou dados de setembro e outubro de 2018 também indica outras 36 para coordenadores. 

Já juntado aos autos da Ação Civil Pública número 0809414-80.2017.8.12.0002, esse relatório foi requisitado pelo juiz José Domingues Filho após o laudo inicial ter desagradado todas as partes do processo. Prefeitura de Dourados, MPE-MS (Ministério Público Estadual) e Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) requereram novas respostas e esclarecimentos.

No laudo obtido pela 94FM, a perita nomeada pela Justiça diz ter identificado 45 vagas puras para professores de educação infantil, 159 para anos iniciais, e 57 para anos finais. Outras 36 para professor coordenador.

Educadora de ensino superior especializada em gestão de desenvolvimento organizacional, recursos humanos e psicologia e organização para o trabalho, a perita também menciona haver 116 profissionais do magistério municipal apontados como cedidos e readaptados.

“Número de contratados para suprir a lacuna da vaga de origem daqueles que estão readaptados ou cedidos é de 341 contratos, consideramos para o mesmo a vaga do cargo de 20 horas, o qual para lotação dividimos pelas 16 horas aulas”, esclareceu.

Nomeada mediante o pagamento de honorários fixados em R$ 35 mil, a perita esclareceu que não foram visitadas todas as unidades escolares, mas sim os mapas de lotação, folha de pagamento e contratos.

Segundo ela, “o cálculo das vagas fez-se pelo número de 20 horas/aula conforme o Edital 001/2016 que diz respeito ao Concurso Público. No entanto, fez-se uma revisão do cálculo, baseando-se agora em 16 horas/aula tendo em vista 1/3 de hora atividade”.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Luciana Alencar

    Luciana Alencar

    Tem que fazer isso nas escolas estaduais também.

  • Ana Clara

    Ana Clara

    Quero aqui expressar a minha gratidão aos que se juntaram nessa luta para esclarecer o que fizeram haja visto que não poderia permanecer dessa forma a educação de Dourados, que agora chamem os concursados que tiveram o mérito de passar no concurso público todos que passaram dentre das vagas putays devem ser o mais rápido possível chamados e outros cargos também, obtiveram tempo de estudo custo para realização da prova mais do que justo que agora é para valer a mudança.
    Meus parabéns a todos que irão assumir o que de direito e aos promotores que lutou para que tudo ficasse as claras. Fizeram um excelente trabalho sem palavras para vos agradecer.

  • Jhon Wilker Prates dos Santos

    Jhon Wilker Prates dos Santos

    Tem que fazer este tipo de perícia nas escolas da rede estadual também. Tem muitos profissionais formados sem aulas, onde profissionais de outras disciplinas estão complementando aulas por ganância ou até mesmo por serem "amiguinhos" dos diretores. Uma grande falta de ética profissional!

  • Marta Luiza da cruz

    Marta Luiza da cruz

    Pois e quando vão de fato convocar os aprovando em concurso público? estão convocando os concursados para realizar contrato temporário!!.