PM de Dourados estima R$ 1,6 milhão de prejuízos para traficantes em uma semana

Corporação divulgou balanço de ocorrências atendidas na região da Grande Dourados durante a semana passada

Ocorrências atendidas pelo 3º BPM durante a semana passada envolveram flagrantes de três modalidades diferentes de tráfico de drogas (Foto: Divulgação/PM)
Ocorrências atendidas pelo 3º BPM durante a semana passada envolveram flagrantes de três modalidades diferentes de tráfico de drogas (Foto: Divulgação/PM)

Balanço divulgado pela assessoria de comunicação social do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar) estima que as operações da corporação geraram R$ 1,6 milhão de prejuízo para traficantes que atuam na região de Dourados durante a semana passada. Os militares destacam flagrantes de pelo menos três modalidades de tráfico de drogas: "formiguinha", pequenas quantidades; "cavalo doido", grandes volumes; e "mulas", pessoas contratadas por criminosos para transportar os entorpecentes.

Ao divulgar o balanço operacional, a PM menciona como "primeira baixa para os traficantes" um flagrante ocorrido na quinta-feira (27) na região de Itahum, distrito de Dourados. Ali os militares apreenderam 650 de quilos de maconha nas proximidades do Assentamento Amparo.

"A ação policial foi iniciada quando os militares faziam o patrulhamento por uma estrada que liga o Assentamento Amparo ao Assentamento Itamaraty, sendo que se deparou com um veículo GM Prisma de cor prata, com placas de São Paulo/SP e, no momento em que o condutor percebeu a presença policial, retornou sentido assentamento Itamaraty".

Nesse caso, o veículo foi perseguido pela PM e após fuga em alta velocidade acabou encontrado abandonado às margens da estrada, próximo de uma plantação de milho. "No veículo foram localizados 19 fardos contendo 640 tabletes de maconha que totalizaram 650 quilos da droga. Ninguém foi preso", detalha o 3º BPM, citando a modalidade de tráfico conhecida como "cavalo doido".

A "segunda baixa" para traficantes, conforme os militares, "foi na área urbana de Dourados, quando Policiais da Força Tática do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados apreenderam na manhã do último sábado (29), cerca de 11 quilos de cocaína em uma transportadora em localizada no Parque do Jequitibás".

Nessa ocorrência, os policiais receberam denúncia de que em uma empresa transportadora da cidade havia caixas de uma carga supostamente ilícita, podendo ser drogas. Os militares foram até o local e durante buscas encontraram 10 tabletes de cocaína que totalizaram 11 quilos da droga. "Os tabletes estavam em caixas de bombas e cilindros de freio de veículo e segundo a nota fiscal, teria saído de Ponta Porã com destino a Ribeirão Preto, em São Paulo", revelam as autoridades.

Também na noite de sábado, segundo a PM, policiais militares de Caarapó que abordaram um ônibus de linha intermunicipal suspeitaram do comportamento de uma das passageiras, que ao ser interpelada confessou estar trazendo consigo drogas presas ao corpo, embaixo do casaco. "A acusada, que seria uma mulher de 27 anos, abriu a blusa onde foi constatado e apreendido uma porção de haxixe, maconha e uma pequena porção de cocaína, sendo encaminhada a Delegacia local".

Já no domingo (30) uma mulher foi presa transportando quase 12 quilos de maconha e uma porção de cocaína em um ônibus que saiu da fronteira e passava pela área urbana de Dourados.

Somadas, "as apreensões foram avaliadas em aproximadamente 1,6 milhão de reais, tendo a prisão de duas pessoas nesse período", segundo o 3º BPM.

"Resultados positivos como esse só são possíveis quando o planejamento estratégico, a inteligência policial e o nosso recurso humano operacional estão comprometidos em prestar um serviço de qualidade a comunidade, culminando nesse caso com prejuízos consideráveis aos criminosos", ponderou o tenente-coronel Carlos Silva, comandante do 3º BPM.

*Com informações da assessoria de comunicação social do  3º Batalhão de Polícia Militar.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.