PMA usa drone em fiscalização de pesca no rio Dourados

  • Redação 94 FM
PMA usa drone em fiscalização de pesca no rio Dourados

O drone tem sido cada vez mais utilizado na fiscalização geral da PMA, não só porque facilita o trabalho preventivo, mas porque serve para qualificar os relatórios em todos os tipos de infrações e crimes ambientais.

As imagens dos drones melhoram a prova para subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que é julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Além disso, esses documentos também são encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE) para subsidiar a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos, ou formulação de termos extrajudiciais de Ajustamentos de Condutas (TACs), estes, que a partir do relatório qualificado permite que o Ministério Público faça acordo com os infratores para a rápida reparação dos danos ambientais.

Na fiscalização nos rios, os aparelhos permitem que os Policiais possam monitorar trechos com efetividade e redução de custo operacional e as imagens podem ser utilizadas para identificação dos criminosos, por características físicas pessoais e até das embarcações utilizadas, mesmo quando fogem.

Os drones permitem a fiscalização de acampamentos à margem dos rios e também outras infrações cometidas nas propriedades do entorno dos cursos d’água, como por exemplo, desmatamentos, erosões e degradação de matas ciliares.

Desde o dia 28 de maio, equipes da PMA de Dourados desenvolvem uma fiscalização no rio Dourados e no seu entorno com uso de drone. A fiscalização iniciou-se na próxima à ponte da BR 163, na região de divisa do município de Dourados e Caarapó. As equipes continuam no rio e, até o momento, felizmente nenhuma infração foi encontrada.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.