Polícia Federal realiza operação contra corrupção na Saúde de Dourados
A operação tem o objetivo de combater a corrupção em licitação para a aquisição de refeições a pacientes e funcionários de hospitais desta cidade

A Polícia Federal está cumprindo ordem judicial, com mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (12), no setor da Saúde de Dourados. O alvo é a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) e a Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
A 94FM apurou que a PF já visitou várias casas na cidade, principalmente em bairros nobres. Inclusive, alguns advogados já foram acionados. Os nomes das pessoas envolvidas ainda não foram divulgados.
No momento, a PF está no escritório da Funsaud, no setor de licitações.
A Operação Purificação, que tem o apoio do Ministério Público Federal, tem o objetivo de combater a corrupção em licitação para a aquisição de refeições a pacientes e funcionários de hospitais da cidade.
De acordo com a PF, o esquema criminoso consistia em fraudes por meio de possível direcionamento na licitação e na execução do contrato com a administração, causando prejuízos ao dinheiro público de milhares de reais.
No momento, oito equipes, compostas por 32 policiais federais, estão dando cumprimento a oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Dourados.
A reportagem apurou ainda que os crimes são estelionato qualificado, uso de documento falso, associação criminosa e fraude à licitação.
PURIFICAÇÃO
O nome da operação refere-se a depurar, expurgar, sanear, os processos licitatórios no âmbito da Administração Pública de Dourados com verba federal.
ALVO DA CGU
Inclusive, há dois meses, a CGU (Controladoria-Geral da União) já estava de olho na Fundação dos Serviços de Saúde Dourados. Conforme relevado pela 94FM, o órgão do Governo Federal realizou, em novembro de 2018, uma inspeção/auditoria nas dependências da Fundação no início do mês de outubro de 2018. (Saiba mais aqui)