Polícia Militar faz alerta à população sobre golpes aplicados em Dourados

As vítimas desses golpes devem procurar as delegacias para a realização dos boletins de ocorrência.

  • Karol Chicoski
São golpes de panelas, venda de carros e vigia de rua (Foto: divulgação/PM de Dourados)
São golpes de panelas, venda de carros e vigia de rua (Foto: divulgação/PM de Dourados)

A Polícia Militar está fazendo um alerta à população sobre alguns golpes que estão sendo aplicados em Dourados e região. Conforme o comando do 3º Batalhão, as vítimas desses golpes devem procurar as delegacias para a realização dos boletins de ocorrência.

Golpe das panelas

A PM explica que bandidos vestidos de vendedores ambulantes estão aplicando o já conhecido golpe da panela, onde falsos vendedores fazem a oferta com um preço bem atrativo, recebendo sempre em cartão de crédito. A polícia explica que a conversa dos marginais é que a empresa divide em várias vezes no cartão para ficar mais fácil de pagar e, é por essas "facilidades" que as vítimas, principalmente idosos, caem no golpe onde os criminosos usam uma maquinha parecida com a de cartão de crédito e acabam clonando os dados e a senha do usuário assim que passam esse cartão.

Golpes da venda de carro

A PM informa que outro golpe que já fez algumas vítimas foi sobre a falsa venda de veículo, onde os criminosos escolhem uma oferta de veículo na internet, através das redes sociais ou mesmo de sites especializados em compra e venda e vão até a casa ou garagem do vendedor demostrando interesse naquele automóvel e pedem para que o proprietário leve veículo até uma outra garagem para a vistoria. Porém, sem o dono saber, os bandidos ligam nessa garagem e vendem o veículo por um valor abaixo do preço de mercado, solicitando que seja feito o depósito em uma conta do criminoso. O dono do veículo, acaba o deixando nesse local para receber do comprador. Depois disso, não consegue receber e o garagista que comprar acaba com o prejuízo da compra.

Golpe do vigia de rua

No ano passado, o golpe do vigia de rua levou várias pessoas para delegacias de Dourados. Nesse caso, os falsos vigilantes passam de porta em porta de algum bairro da cidade, oferecendo vigilância de rua, cobrando de R$ 30 a R$ 50 por mês.

A PM explica que por ser um valor pequeno, os moradores acabam aderindo à oferta, entretanto, essas pessoas não têm nenhum curso ou autorização para realizarem esse tipo de trabalho, podendo estar a serviço de criminosos para levantar a rotina de cada casa e de cada família, tornando esse tipo de serviço um risco a segurança das pessoas.

A polícia explica que algumas empresas em Dourados prestam esse serviço de forma legal e têm o cadastro na Polícia Federal, que é órgão responsável pela fiscalização desse tipo de seguimento.

As denúncias dessas práticas podem ser feitas através do telefone de emergência 190 ou 3902-2575, de segunda a sexta-feira, das 07 às 13h.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.