População de Dourados se revolta com falta d’água e pede providências

Vários bairros da cidade tem sofrido com freqüentes cortes no fornecimento de água

  • Alexandre Duarte

Há alguns meses, moradores de diversos bairros de Dourados tem se queixado de frequentes cortes no fornecimento de água potável. Somente no último final de semana, o canal de reclamações da 94FM recebeu denúncias de falta d’água em seis bairros diferentes.

Os moradores acreditam que a empresa responsável pelo serviço, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), não investiu em Dourados o suficiente para atender o crescimento no consumo. A escassez ocorre em regiões distantes da cidade, o que sugere que o problema não é pontual e localizado, e sim generalizado.

Desde quinta-feira passada, moradores do Jardim Novo Horizonte; Jardim Ouro Verde; Jardim Monte Libado; Altos do Indaiá; Parque Alvorada e Chácara dos Caiuás se queixam do mesmo problema. Conforme os denunciantes, a falta d'água se agrava no final de semana, quando supostamente aumenta o consumo.

Vale lembrar que o maior cliente da Sanesul é justamente o município de Dourados, já que Campo Grande rompeu o contrato com a estatal ainda nos anos 90, quando o atual governador era o prefeito da cidade.

Conforme dados divulgados pela própria empresa, a segunda maior cidade do estado rende milhões em lucros, porém, ao que parece não tem recebido o devido retorno. Ainda segundo o site da estatal, Dourados tem contrato com a Sanesul até 09 de setembro de 2019.