População reclama de fogo no viveiro da prefeitura de Dourados

Fumaça incomoda moradores da região e atrapalha trânsito na BR-163

  • Alexandre Duarte

No final da manhã desta segunda-feira (21), moradores do Parque das Nações I, em Dourados, entraram em contato com a redação da 94FM a fim de denunciar um incêndio no viveiro da prefeitura. A reportagem esteve no local e constatou que uma grande quantidade de restos de árvores trituradas estava pegando fogo e a fumaça se espalhava pela região.

Moradores que não quiseram se identificar alegaram que a fumaça está incomodando toda a vizinhança, além de atrapalhar o trânsito na BR-163. Ainda segundo os moradores, a prefeitura é quem deveria dar o exemplo ao invés de transgredir as leis ambientais.

A redação entrou em contato com a prefeitura, que negou as acusações. Veja a nota explicativa:

A Semsur e o Imam (Instituto de Meio Ambiente) informaram que não procede a denúncia de que a prefeitura queima os restos de galhos. Quando os galhos são picados, os restos produzem a chamada “maravalha”, que fica acumulada para se transformar em adubo orgânico.

Devido ao forte calor dos últimos dias, o processo de decomposição fez com que ocorresse uma combustão espontânea, iniciada durante a madrugada de hoje. Já foram utilizados três caminhões pipa, mas o fogo continua no interior da maravalha. Foi preciso uma pá carregadeira para espalhar o material e permitir que o fogo fosse controlado.