Por falta de infra-estrutura, CCZ de Dourados está “parado”

Setor não possui a ‘carrocinha’ e também está sem materiais para realizar castrações e eutanásias

  • Alexandre Duarte

Desde o início desta semana, moradores de diversos bairros de Dourados tem ligado no setor de reclamações da 94FM, a fim de denunciar o abandono do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). População se queixa principalmente da falta da ‘carrocinha’.

Para confirmar as denúncias, a redação entrou em contato com a unidade, e se passando por um morador de um bairro da cidade, solicitou a presença da ‘carrocinha’ para recolher alguns cachorros doentes e abandonados que hipoteticamente perambulavam pela rua. Em resposta à reivindicação, o atendente explicou que o setor não possui um veículo para recolher os animais.

Outra alternativa sugerida pela redação foi a de capturar os supostos cachorros e levar até o CCZ, porém, segundo o atendente, o setor não poderia receber os animais, já que está sem suprimentos para realizar procedimentos como castração e eutanásia.

Questionado sobre as mazelas, o atendente disse que a falta de materiais no local é algo comum, que recebem os suprimentos apenas algumas vezes por ano e que tudo acaba em poucos dias.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura, que em nota enviada pelo próprio CCZ, negou todas as denúncias feitas à emissora, como também, contrariou as declarações da funcionária do setor que atendeu a redação horas atrás. Sendo assim, resta agora saber quem está falando a verdade.

O CCZ de Dourados foi contruído em 1997, com recursos garantidos por Marçal Filho, durante sua primeira legislatura como deputado federal.

Leia a nota:

O Centro de Controle de Zoonoses vem atendendo as denúncias relacionadas às zoonoses. Há veículos funcionando normalmente para atendimento dessas denúncias.

Estamos fazendo eutanásias em cães, gatos e grandes animais conforme critério do médico veterinário do CCZ.

As eutanásias neste mês estão ocorrendo em menor número devido à falta de medicamentos utilizados para esse procedimento. A Secretaria de Saúde já fez as licitações dos medicamentos, a demora deve-se apenas a trâmites burocráticos para aquisição.

No entanto, o Centro de Controle de Zoonoses em momento algum vem deixando de recolher animais que estejam em extrema fase debilitada. Diminuiu a demanda apenas nesse momento em que a Secretaria de Saúde vem realizando a licitação dos medicamentos. Todas as denúncias são anotadas e no momento oportuno haverá atendimento.

O setor veterinário não esta improdutivo:

• Realiza coleta de sangue canino, para verificar a positividade para leishmaniose visceral canina;

• Realiza palestras educativas em escolas, estabelecimentos comerciais e outros;

• Atende denúncias relacionadas a maus tratos de animais;

• Realiza vacinação antirrábica;

• Atende denúncias de criações irregulares de suínos e aves;

• Atendimento de denúncias de grandes animais soltos em vias publicas;

• Em parcerias com as universidades, realiza castrações;

• O setor faz doações de cães e gatos;