Por falta de instrumentos, voos em Dourados são cancelados em dias nublados

Voo marcado para as 14h de ontem (17) foi cancelado e passageiros tiveram sua partida adiada em até 24h

  • Alexandre Duarte

Por falta de instrumentos que auxiliam os pilotos em pousos e decolagens em dias nublados, voos em Dourados são cancelados a qualquer indício de mau tempo. Foi o que ocorreu na tarde de ontem (17), quando um voo da companhia Azul que partiria às 14h foi cancelado. Cerca de 70 passageiros foram levados de van para Campo Grande e tiveram sua partida adiada em até 24h.

Segundo o professor Márcio Augusto Scherma, 30 anos, a falta de infra-estrutura no aeroporto da cidade tem prejudicado a sua esposa, Jussara Pereira de Oliveira, 35, que é consultora do Ministério da Saúde e frequentemente utiliza o serviço. “Minha esposa deveria ter chegado em Recife por volta das 20h de ontem, pois ela tinha um compromisso importante na manhã de hoje, que perdeu devido a esse problema. Ela só conseguiu embarcar às 8h desta quarta-feira, no aeroporto de Campo Grande e só deve chegar ao destino às 14h30”, reclamou.

Scherma diz também que cidades menores, como Três Lagoas, possuem mais horários de voos e outras opções de companhia aérea. “Quase todos os voos que partem de Dourados saem lotados, então imagino que tenha demanda suficiente para ter mais horários e mais empresas operando no aeroporto”, complementou.

O acadêmico do curso de geografia Henrique Silva, 22 anos, também foi um dos prejudicados com o cancelamento. Ele tinha como destino a cidade do Rio de Janeiro, deveria ter chegado à capital carioca por volta das 18h de ontem, mas agora, se tudo der certo, só deve embarcar às 14h e chegar ao Rio às 19h de hoje.

“Eu iria passar somente dois dias no Rio de Janeiro, então 50% do que eu havia programado foi por água abaixo por causa da incompetência da prefeitura de Dourados. Hoje pela manhã eu iria visitar o Cristo Redentor, já tinha até comprado o ingresso, e outros pontos turísticos da cidade maravilhosa. Perdi também uma diária do hotel e o ingresso para o jogo entre Vasco e Vitória em São Januário. Espero que hoje eu consiga embarcar e não perca a minha entrada no Rock in Rio amanhã à noite”, lamentou.

O acadêmico relatou que ficou muito revoltado e decepcionado com o imprevisto, pois a viagem estava preparada há meses. Ele também foi levado para Campo Grande, onde está hospedado desde ontem à noite aguardando o horário do embarque. “Eu tenho consciência de que em outros aeroportos, que possuem os instrumentos que não tem em Dourados, voos também são cancelados, mas só em casos extremos. Aqui em Dourados o avião só pousa com céu de brigadeiro, qualquer indício de nuvem já cancela tudo. Por isso agora eu penso seriamente em processar a prefeitura, imagino que só assim a impunidade e a falta de compromisso possam acabar. Inclusive sugiro que todos os que tenham tido algum prejuízo façam o mesmo”, complementou.

Limitação

Outra queixa dos passageiros é com relação a limitação do tipo de aeronave que pode operar na cidade. Atualmente no aeroporto de Dourados só é permitido voos de aviões do tipo turbo-hélice, cuja velocidade máxima dos modelos mais modernos atinge os 500km/h, enquanto nos aviões a jato, a velocidade salta para 900km/h, fator que diminui consideravelmente o tempo das viagens.

Prefeitura

Questionada pela redação da 94FM, a prefeitura de Dourados alega que os instrumentos necessários para operar pousos e decolagens em dias nublados já foi adquirido, que falta apenas a homologação por parte da Anac (Agência Nacional de Avião Civil), para colocar o equipamento em funcionamento.

Ainda segundo a prefeitura, o aumento no número de voos depende unicamente da companhia aérea Azul. Já com relação ao ingresso de outras empresas, a administração municipal explica que a Passaredo Linhas Aéreas já protocolou na Anac o pedido para operar em Dourados.

Contrariando os números, a prefeitura informa que diferença de tempo de viagem entre um avião turbo-hélice e um a jato é pequena. Disseram também que o aeroporto da cidade está autorizado a receber aeronaves de até 140 passageiros. Ainda segundo a prefeitura a liberação de voos com jatos está vinculada à implantação dos instrumentos que permitem os pousos e decolagens em dias nublados.