Prefeitura é investigada por suposto favorecimento em alteração na Lei de Uso do Solo

Ministério Público decidiu aprofundar investigações após denúncia feita por moradores de Dourados

Alteração na lei proposta pelo prefeito e aprovada na Câmara pode ter ocorrido para favorecer investidor (André Bento)
Alteração na lei proposta pelo prefeito e aprovada na Câmara pode ter ocorrido para favorecer investidor (André Bento)

O MPE-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) investiga a Prefeitura de Dourados por suposto favorecimento a um único investidor na alteração da Lei de Uso do Solo, promovida pela administração do prefeito Murilo Zauith (PSB).

Leia também:

-Vereadores acusam prefeito Murilo de entregar patrimônio público para atender grandes empresas

-Douradenses repudiam Murilo por falta de transparência e atendimento a interesses privados

-Para se livrar de processo, Murilo tem seis meses para iniciar ações de preservação ambiental

O Inquérito Civil nº 06/2014/PJPPS/DD foi instaurado pela 16ª Promotoria da Comarca, que atua na defesa do patrimônio público. A publicação em Diário Oficial aconteceu na edição do dia 31 de julho.

Conforme a publicação, a investigação vai “apurar eventual irregularidade existente na Lei Complementar nº 234 de 16 de dezembro de 2013 (que altera dispositivos da Lei Complementar 205, de 19 de outubro de 2012 - Lei de Uso do Solo) que estaria, em tese, favorecendo os interesses de um único investidor”.

A mudança nesse tópico da legislação municipal foi alvo de denúncia no início de junho. Uma nota de repúdio ao prefeito Murilo Zauith foi divulgada e assinada por membros da Associação dos Moradores do Portal de Dourados e residentes do Bairro BNH II Planto.

Nesse documento os douradenses acusam Zauith de ter promovido “as reformas da lei de uso do solo do município” sem que houvesse “amplo debate popular e sequer se deu conhecimento à população sobre as questões de tamanha importância”.

Os autores da nota de repúdio também criticaram a postura da Câmara Municipal, responsável pela aprovação da Lei Complementar que possibilitou a alteração na Lei de Uso do Solo.

À ocasião os denunciantes chegaram a mencionar investigações encampadas pelo MPE. O inquérito comunicado no dia 31 de julho, por exemplo, era até então um Procedimento Preparatório, convertido agora para que o promotor Amilcar Araujo Carneiro Junior, titular da 16ª Promotoria, possa aprofundar as investigações.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.
  • Edil Luiz da Silva

    Edil Luiz da Silva

    Li a reportagem, percebi que é um texto que tem apenas um objetivo, falar mal do prefeito, não entra em detalhes, não fala porque o favorecimento, que Lei do uso do solo, Reportagem muito fraca.

  • andreia

    andreia

    E brincadeira todos sabem do mesmo geito que tem tanta gente trabalhando na prefeitura sem saber fazer nada e ganhando orrores de dinheiro

  • marcia toledo

    marcia toledo

    aaa como eu e todos os douradenses queriamos que toda essa investigação não terminasse em pizza, mas infelizmente a gente ja sabe o resultado....tem muito mais a ser investigado...

  • jorge

    jorge

    Mas tem coisas, que o povo merece no mínimo explicações, por ex: a região do Itaum esta quase toda desmatada para plantio de cana, desmatam enterram e fica por isso mesmo, o cidadão precisa de autorização para cortar qualquer tipo de arvore, e é uma enorme burocracia, e aquele desmatamento quem autoriza? tem alguém ganhando encima desse crime ambiental ,cadê o MPF e o MPE?

  • carlos velozo

    carlos velozo

    ...depois dizem por ai que é só o PT que tem políticos corruptos...vou acreditar em quem????

  • Romualdo

    Romualdo

    ... É que os Promotores e Juízes da Cidade, são professores da U*&¨¨#.... vc entendeu né ...§

  • Manoel Figueiredo -

    Manoel Figueiredo -

    Se fosse contra o Ari já teriam cassado o mandato dele, é incrível mesmo como o Murilo é imune a tantas denuncias e investigações, ele TAMBÉM não viu nada, não sabe de nada.....e as autoridades competentes fecham os olhos tal qual o simbolo da justiça,faz-nos desacreditar da justiça terrena !!!

  • rafael

    rafael

    nossa é tanta investigação do mp em cima da prefeitura mais não dá em nada, pq estão todos comprados por ela, algumas midias, a câmara, jornais... tá complicado.