Prefeitura acaba com espera de 1 ano e garante direito das pessoas com fibromialgia
A entrega oficial das carteirinhas aos usuários ocorrerá no dia 13 de maio, terça-feira, em solenidade na Câmara Municipal de Dourados

Após mais de um ano desde a sanção da primeira lei sobre fibromialgia, a Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão das carteirinhas de identificação para pessoas com a patologia. O lançamento oficial acontece na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 9h, no auditório da prefeitura, durante as atividades do dia municipal de conscientização e enfrentamento à fibromialgia.
A medida representa a efetivação da Lei Nº 5.112, de 24 de novembro de 2023, de autoria da vereadora Liandra Brambilla, que garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles, estão o atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais em transporte público, vagas reservadas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde.
A entrega oficial das carteirinhas aos usuários ocorrerá no dia 13 de maio, terça-feira, em solenidade na Câmara Municipal de Dourados, seguida da liberação do sistema online de acesso, garantindo comodidade ao público alvo. Atualmente, conforme dados da secretaria municipal de saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública de dourados. No entanto, esse número pode ser bem maior, já que muitos pacientes ainda não buscaram atendimento especializado no sus ou iniciaram na rede particular.