Prefeitura ameaça demitir estagiários que participarem de protesto

Pela ausência do pagamento de março elas organizaram um protesto que seria realizado na manhã de sexta-feira

Estagiários de diferentes Ceim’s (Centro de Educação Infantil Municipal) procuram a redação da 94FM na tarde de sexta-feira (19) para denunciar a falta de pagamento correspondente ao mês de março. As profissionais – que preferiram não se identificar por medo de retaliação, explicaram que o problema se estende desde o mês de novembro.

“Em dezembro o contrato com as estagiarias das creches foram cancelados e nós só recebemos a metade do nosso salário, o restante veio em janeiro e em fevereiro fomos recontratadas”, explica uma delas.

Pela ausência do pagamento de março elas organizaram um protesto que seria realizado na manhã de sexta-feira, mas, todas as unidades foram ameaçadas de terem os contratos revogados caso se envolvessem em algum movimento.

Depois de uma reclamação feita aqui na 94fm, que foi no ar na quinta-feira falando do protesto, a Secretaria de Educação Infantil enviou um email a toda as unidades deixando claro que quem participasse seria demitido.

As cinco estagiarias que estiveram na redação explicaram que o mês de fevereiro foi pago no começo de abril e ainda faltando de R$30 a R$60 . Elas contam ainda que nenhuma informação concreta é dada, que ligam e pedem explicação, mas a secretaria não define. “Me sinto menosprezada, porque ficamos atrás de informações e ninguém responde, nem sequer atendem mais os telefones”, desabafou uma delas.

Muitas estão trabalhando como diaristas fora do horário para conseguir cumprir com os compromissos. Outras reclamam que chegam a perder o desconto na faculdade porque não conseguem pagar no dia do vencimento pela falta do salário.

Outra observação é quanto à falta de estrutura dos Ceims. Além de trabalhar sem receber elas chegam a levar papel higiênico de casa porque até os matérias mais básicos estão em falta.