Prefeitura ameaça despejar moradores no Jardim Itália; famílias dizem que não saem

Algumas famílias ocupam a área há mais de 30 anos. Eles querem a escritura definitiva dos terrenos

  • Alexandre Duarte

Moradores de uma área no Jardim Itália, em Dourados, foram surpreendidos na semana passada com um "presente de natal" um tanto indesejado. Assistentes sociais da prefeitura de Dourados visitaram as famílias e disseram que as propriedades seriam demolidas para a construção de uma praça. A área em questão fica em um ‘triângulo’, entre as ruas Independência e Porto Alegre. (confira no mapa ao final da matéria).

Conforme a moradora Fabiana da Rosa Silva, 33 anos, a assistência social informou que todos seriam removidos para o residencial Dioclécio Artuzi III. “Eles chegaram aqui e disseram que estamos em área de risco, mas basta olhar ao redor para saber que não é verdade, não tem nenhum problema aqui. Eu moro aqui desde criança e sempre tentamos conseguir a escritura da área e nunca conseguimos”, reclamou.

Outro morador, Edvaldo da Conceição, 30 anos, que diz morar na área há mais de 10 anos. Ele já investiu bastante na residência e afirma que ele a família não estão precisando de moradia. “A prefeitura tem que dar casa a quem precisa. Nós moramos aqui de forma simples, mas é digno e foi nós que construímos, as casas são todas de alvenaria, pagamos água, luz e esgoto, só falta mesmo a escritura”, disse.

Já a doméstica Rosemar Alves Viana, 36 anos, diz que recentemente gastou R$ 7 mil na cobertura da casa e que na hipótese de ser desapropriada perderia o investimento, já que a prefeitura possivelmente não vá indenizá-los. Ainda segundo Rosemar, na última campanha para prefeito, o então candidato Murilo Zauith realizou uma reunião no bairro e à época garantiu que se ganhasse daria a escritura dos terrenos.

Conforme constatou a reportagem, na área residem sete famílias, que ao todo somam cerca de 30 pessoas. Os moradores contam que a área foi invadida no início dos anos 80, quando ainda não havia nada ao redor. Porém, com o passar dos anos a região foi sendo urbanizada e quem passa pelo local sequer desconfia que se trata de uma área ‘grilada’.

A redação entrou em contato com a prefeitura de Dourados, porém, até o fechamento deste texto não havíamos obtido retorno.