Prefeitura anuncia mutirões após reconhecer que infestação de Aedes aegypti é risco para Dourados

Nível de infestação do mosquito transmissor de temidas doenças supera índice considerado de risco pelo Ministério da Saúde

Agente da Secretaria Municipal de Saúde trabalha no combate ao mosquito que tem infestado Dourados (Divulgação)
Agente da Secretaria Municipal de Saúde trabalha no combate ao mosquito que tem infestado Dourados (Divulgação)

A Prefeitura de Dourados anunciou no fim da semana passada a realização de mutirões para combater o Aedes aegypti em toda a cidade. Isso porque o mosquito transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika vírus atingiu nível de infestação superior ao que o Ministério da Saúde classifica como de risco. A administração municipal culpa o excesso de chuvas e alerta para a necessidade de prevenção dos próprios moradores.

Em material divulgado na sexta-feira (8), a prefeitura reconheceu que o IIP (Índice de Infestação Predial) apurado pelo Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti) atingiu 4,3% no município - o Ministério da Saúde considera de risco qualquer IIP acima de 4%. Em alguns bairros, contudo, esse índice chega a 6,5%.

“A área que mais apresentou infestação de Aedes aetypti foi a que compreende os bairros Altos do Alvorada, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Primaveras, Altos do Indaiá, Jardim Flórida II, e suas imediações. O índice atingiu 6,5%”, informou a administração municipal.

Ainda conforme a prefeitura, “a região que abrange o Jardim dos Estados, Vila Arapongas, Jardim Piratininga, Jardim Pelicano, Vila Eldorado, Jardim Monte Líbano, Jardim Canaã I e Jardim Guanabara” “apresentou infestação de 5,4%”.

Já na área do Parque das Nações I e II, Jardim Canaã IV, Jockei Clube, Estrela Verá e Chácaras Califórnia, o índice chegou a 5,1%, também conforme a prefeitura, que apontou ainda 4,8% de infestação na região do Terra Roxa, Parque Nova Dourados, Jardim Canaã III, Izidro Pedroso, Jardim Colibri e Harrison de Figueiredo.

“As imediações do Centro, Jardim Central, BNH 1º Plano, Jd. Tropical, Parque Alvorada e Vila Sulmat apresentaram 3,7% de índice. A área do que compreende o Jardim Girassol, Vila Índio, BNH 3º Plano, Vila Maxwell, BNH 2º Plano e Vila Planalto atingiram 3,5%”, consta na matéria divulgada pela prefeitura.

Índices menores foram apurados nas regiões da Coabh II, Vila Cachoeirinha, Vila Erondina, Jd. Cuiabazinho, Vila Popular e Jardim Flórida I (2,8%) e nas imediações do Campo Dourado, Jardim Água Boa, Síria Rasselem e Jardim São Pedro (2,6%).

Embora culpe o excesso de chuvas pelo elevado índice de infestação do Aedes aegypti, a Prefeitura de Dourados já estava em alerta para esse problema desde novembro de 2015. Matéria publicada pela 94 FM no dia 24 daquele mês revelava que o IIP da cidade estava em 1,7%, classificado como de alerta pelo Ministério da Saúde. Essa situação ocorria em meio a denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito que demoraram a ser vistoriados pelas autoridades competentes.

Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.