Prefeitura capacita colaboradores do CCZ para o bem-estar animal

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Dourados que participou do simpósio em Caarapó. Assecom
Equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Dourados que participou do simpósio em Caarapó. Assecom

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dourados participou na noite desta terça-feira (02) de um importante simpósio realizado no município de Caarapó e que teve como tema “Bem-estar Animal e Políticas Públicas”.

A participação do grupo de Dourados teve como principal objetivo a capacitação dos colaboradores e servidores do CCZ, promovendo o aprofundamento do entendimento sobre o bem-estar animal e o debate sobre como implementar políticas públicas eficazes voltadas à proteção e cuidado com os animais em Dourados.

Durante o simpósio, temas fundamentais foram abordados, como a “Posse responsável”, reforçando o papel do tutor no cuidado com o animal, incluindo vacinação, alimentação, abrigo adequado e atenção à saúde; “Denúncias e identificação de maus-tratos”, esclarecendo o que é legalmente considerado maus-tratos e como orientar a população a denunciar.

O simpósio também debateu temas como “Controle populacional”, destacando a importância da castração como ferramenta ética e necessária para o controle da população animal e prevenção de abandonos; e “Conscientização social”, discutindo ações educativas que levem à construção de uma cultura de respeito e cuidado com os animais.

A equipe do CCZ reforça que, embora o órgão historicamente tenha sido associado ao controle e recolhimento, há um movimento crescente de integração com as pautas de bem-estar animal, reconhecendo que animais e seres humanos devem viver em harmonia.

“Uma sociedade evoluída é aquela que trata com respeito, tanto as pessoas quanto os animais. Por isso, todos os setores públicos e a população precisam caminhar juntos na construção de um município mais justo e consciente”, destaca a coordenadora do CCZ Dourados, Priscila da Silva.


Comentários
Os comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei ou que não contenha identificação não serão publicados.